Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Os funcionários são a espinha dorsal de todas as organizações. Eles são as mãos, que juntas, cooperam para viabilizar projetos que levarão a empresa adiante.

Sendo assim, investir no treinamento e capacitação dos seus colaboradores pode ser um investimento indireto na sua empresa. Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais tendências em capacitação para 2022.

Confira o que as grandes organizações estão fazendo e adote esses recursos ao seu negócio!

A relação entre as novas gerações e as tendências de capacitação de colaboradores

Ao longo dos anos, as novas gerações desenvolvem interesses e costumes diferentes que mudam diversos aspectos da nossa rotina. Hoje em dia, por exemplo, é comum que as crianças já nasçam inseridas em contextos repletos de avanços tecnológicos.

Nesse sentido, temos jovens cada vez mais conectados às redes sociais e interagindo mais virtualmente do que “na vida real”. Isso tem reflexos em diversas áreas da vida, influenciando seu comportamento de consumo, locomoção e, claro, aprendizado.

A questão é que o mercado profissional tem se adaptado e se adequado a essa nova realidade. Não é à toa que uma pesquisa revela que funcionários brasileiros preferem métodos de aprendizado digitais nas corporações.

Dessa forma, os programas de educação corporativa que acompanharam essas mudanças, têm adotado recursos tecnológicos em seus treinamentos, elevando a qualidade da experiência de aprendizado e aumentando a adesão dos colaboradores.

E assim como o perfil dos profissionais mudou, as habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho atual também mudaram.

Organizações agora buscam talentos com características específicas, tais como:

  • Pensamento estratégico;
  • Facilidade em comunicação;
  • Empatia;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Resolução de problemas;
  • Flexibilidade;
  • Agilidade;
  • Inovação.

Quais são as tendências no treinamento de funcionários?

Os treinamentos não são mais experiências lineares com os alunos recebendo informações em uma ordem definida. Em vez disso, são experiências mais imersivas com conteúdo entregue ao critério do usuário por meio de diferentes ferramentas, veja a seguir:

Ensino digital

A educação digital é uma forma de combinar o melhor da aprendizagem tradicional ao ambiente digital. O objetivo desta abordagem é fazer uso dos métodos e recursos disponíveis em ambos os domínios para fornecer aos alunos novas e melhores maneiras de compreender os tópicos.

Um dos recursos mais utilizados nessa modalidade é o chamado LMS (Learning Management System) ou Sistema de Gestão de Aprendizagem, traduzindo para o português. 

Devido à pandemia, mais empresas estão usando a educação digital para fornecer treinamento aos seus colaboradores. Acredita-se que essa modalidade será cada vez mais aplicada no mundo corporativo, e ela é listada como uma das principais tendências em capacitação de colaboradores para 2022.

Leia também: Como preparar seus colaboradores para cursos digitais?

Trilha de aprendizagem

Uma trilha de aprendizagem é um caminho sequencial de atividades educacionais que o aluno pode seguir para atingir um objetivo específico, normalmente ligado a sua função ou objetivo de aprendizagem e desenvolvimento.

As trilhas de aprendizagem também são utilizadas porque fornecem uma estrutura facilitada para avaliação e acompanhamento do progresso de cada colaborador, facilitando a gestão e muitas vezes apoiando um plano de recrutamento interno da empresa.

Microlearning

Microlearning é uma das principais tendências em capacitação de colaboradores para 2022. É uma série de lições curtas, envolventes e fáceis de entender focadas em um tópico específico. Isso não apenas melhora a retenção de conhecimento, mas também ajuda os funcionários a manter o foco por mais tempo.

O Microlearning pode ser usado no treinamento de funcionários para diferentes fins: Para introduzir novos tópicos, ensinar novas habilidades, atualizar seus conhecimentos sobre determinado assunto ou orientar sobre mudanças que foram feitas nos processos da empresa.

Saiba mais: 7 Vantagens do Microlearning na Educação Corporativa

Gamificação

A gamificação é um método amplamente utilizado no treinamento e motivação de funcionários. É uma das tendências em capacitação de colaboradores para 2022 pois tem se mostrado efetiva na melhora da retenção de conhecimento e aquisição de novas habilidades profissionais.

A ideia é que o processo de enfrentar desafios em um ambiente competitivo e divertido fará com que os alunos voltem, persistam nos desafios ou tenham um senso mais forte de propriedade sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que replica um ambiente, real ou imaginário, e simula a presença física de um usuário nesse ambiente. É comumente usado em videogames e design automotivo, mas agora também foi adaptado para a educação corporativa.

A realidade virtual tem sido usada para fornecer treinamentos sobre manuseio de máquinas, comportamentais e até na área de saúde. A tecnologia também pode ser usada para ajudar as pessoas a treinar habilidades como pilotar um avião ou carro, por exemplo.

No geral, ela serve para simular diferentes ambientes ou ensinar novas habilidades de forma mais eficiente e segura.

Realidade aumentada

Diferente da realidade virtual, a realidade aumentada é a projeção das informações geradas por computador no ambiente do usuário. Nesse formato, os colaboradores podem ter uma imersão prévia controlada do ambiente ou situação, e receber treinamento adequado antes de experienciá-los fisicamente. 

Dessa forma, a integridade física do colaborador é preservada e ele consegue vivenciar uma simulação de determinadas situações para entender os fatores psicológicos de cada uma com segurança.

__________

E aí, sua empresa já estava por dentro dessas tendências em capacitação de colaboradores para 2022?

Se precisar de ajuda para implementar alguma dessas estratégias em seu programa de treinamento e desenvolvimento, conte conosco.

A TOT Educa é uma full service focada em educação corporativa e especialista em métodos de aprendizagem com tecnologia de impacto.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE