Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Você sabe o que é roteirização? É uma forma de transformar ideias em projetos! Saiba mais!

O roteiro é uma prática muito mais importante do que as pessoas imaginam. Afinal, é preciso ter sempre um plano, independentemente do que seja. 

No processo de criação de conteúdo você precisa saber daquilo que vai falar, não só jogar idéias aleatórias e esperar que elas façam sentido. É preciso também ter um processo, saber qual ideia é anterior a outra, como elas se conectam.

Caso contrário, seu público dificilmente vai entender do que se trata e seus objetivos dificilmente serão alcançados. 

No artigo de hoje nós vamos te explicar o que é a roteirização e quais são os pontos indispensáveis que você deve levar em consideração na hora de montar. Confira!

O que é roteirização?

Se você pesquisa esse termo em um dicionário, o significado pode ficar meio vago e há diferentes sugestões para a mesma palavra.

O Priberam, por exemplo, apresenta a definição: “Ato ou efeito de roteirizar (ex.: o  projeto entrou na fase da roteirização).

Enquanto o Dicio vai além: “Elaboração de roteiro, de uma descrição detalhada da viagem ou de um trabalho: roteirização de cargas; roteirização de pessoal.”

Em outras palavras, a roteirização, ou o processo de criação de um roteiro é, basicamente, a atitude de estruturar suas ideias para transformá-las em projetos, ou nesse caso, em um roteiro. 

Roteiro é uma espécie de documento onde constam todos os detalhes, informações e principalmente falas a serem gravadas. É o passo a passo, um guia para ser seguido na hora de estruturar um conteúdo. 

Isso é muito importante não só por organizar o conteúdo, mas também por facilitar consideravelmente desenvolvimento do projeto como um todo, ganhando produtividade e garantido qualidade.

O roteiro contém características como elementos textuais e de áudio, atividades a serem feitas com os alunos, métodos de avaliação, objetos necessários, animações, títulos, entre outros.

Roteirização é uma forma de transformar ideias em projetos!

Como transformar suas ideias em projetos

O primeiro passo para a roteirização é justamente ter uma ideia em mente. Seja uma ideia de um conteúdo, de uma trilha de aprendizagem, de uma metodologia…. Tudo começa com uma ideia. 

Caso ainda não tenha nada em mente, você pode fazer uso de estratégias como o brainstorming, uma atividade em grupo que visa extrair o melhor da criatividade de cada um, gerando inúmeras ideias que podem ser aproveitadas para resolver problemas específicos ou inovar no seu setor.

Além disso, também é possível fazer pesquisas de mercado, estudar informações ou buscar outras formas de incentivar o seu processo criativo até que essa ideia surja. 

Com a ideia em mente, o próximo passo é saber se ela é viável. Pergunte se ela se enquadra com o seu público-alvo e se ela pode beneficiá-los de alguma forma. 

Alguns questionamentos que você pode fazer são: 

  • Qual o objetivo a ser alcançado com essa ideia? 
  • O que ela precisa para ser colocada em prática? 
  • Ela pode ser incluída em uma trilha de ensino ou é uma ideia separada?

Então, deve-se pesquisar mais a respeito dessa ideia e de todo o necessário para torná-la um projeto. Estude sobre o assunto, pesquise por fontes confiáveis, veja quais serão as formas de distribuição do conteúdo e avaliação final, entre outros. 

Defina os recursos e metodologias a serem utilizados na apresentação do projeto, assim como aspectos importantes sobre o cenário e objetos que serão utilizados, se for o caso. 

Com tudo isso em mente, o próximo passo é montar a estrutura em que o conteúdo será apresentado, em conjunto com todo o necessário para viabilizar cada um desses passos. Por exemplo, cada assunto a ser tratado, os objetos necessários, títulos de slides, etc. 

Finalizado isso, sua ideia se transformou em projeto e agora é só colocar em prática!

Detalhes importantes para se levar em consideração durante a roteirização

É importante ter em mente que um roteiro não precisa obrigatoriamente ser algo complexo, pelo contrário, quanto mais simples melhor! 

O importante é não faltar nenhum tópico ou descrição importante para o desenvolvimento do projeto. Assim as chances de sucesso aumentam significativamente.

Não se esqueça que além da estruturação do conteúdo, um roteiro também deve ter:

  • Descrição de diálogos, se for o caso
  • Referências para criação
  • Duração dos vídeos
  • Indicações de edição
  • Mensagem de boas-vindas e despedida
  • Objetivos a serem alcançados com o projeto ou conteúdo
  • Orientação para enquadramento das câmeras
  • Orientação sobre as próximas unidades
  • Orientações sobre o tipo de voz, se mais formal ou informal
  • Recapitulação dos pontos chave
  • Uma breve descrição das cenas e cenários

Lembre-se que o processo de roteirização é bastante semelhante à preparação de uma aula. O importante é a clareza da explicação e a qualidade final do conteúdo produzido!

Conforme você pôde ver, a roteirização é uma excelente forma de transformar suas ideias em projetos, principalmente quando estamos falando a respeito da educação corporativa. 

É por meio da roteirização que você poderá estruturar suas trilhas de aprendizagem e, consequentemente, também os seus cursos e treinamentos. Porém, é preciso se atentar a uma série de pontos e estruturar suas ideias em projetos concretos. 

Dessa forma, pode ser interessante trabalhar em conjunto com uma empresa especializada, que irá te orientar desde a sua primeira ideia até o compartilhamento e análise das métricas dos seus projetos concluídos. 

É o caso da TOT Educa, uma Full Service em educação corporativa e especialista em métodos de aprendizagem com tecnologia de impacto, que pode te ajudar com a Fábrica de Conteúdo, consultorias ou até mesmo com cursos de prateleiras, prontos para serem entregues aos seus colaboradores. 

Fale conosco, um de nossos especialistas está sempre pronto para te atender, tirar todas as suas dúvidas e te ajudar no processo de roteirização, transformando suas ideias em projetos!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE