Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Você tem preconceitos em relação à educação a distância? Então esse conteúdo vai te ajudar a quebrar essas ideias e entender por qual motivo a modalidade vem crescendo no mercado.

A educação a distância, também chamada de ensino digital, é uma método de aprendizado que já existe no mercado há alguns anos, porém que ganhou bastante popularidade nos tempos mais recentes. 

E não apenas por conta da Pandemia do Novo Coronavírus, que não permitiu que aulas e treinamentos presenciais fossem realizados. Muito antes disso as empresas e instituições de ensino foram percebendo que estudar a distância, na realidade, traz muito mais benefícios para todos os envolvidos. 

Por outro lado, ainda existe um preconceito muito grande em cima disso, e é preciso quebrá-lo, entendendo como realmente funciona o ensino digital e o que vêm sendo observado a respeito disso. Continue a leitura para saber mais.

Quebrando os preconceitos em relação à educação a distância

Trouxemos aqui alguns dos principais preconceitos que a educação a distância sofre tanto dentro das instituições de ensino quanto das empresas e por qual motivo isso não é uma preocupação ou crítica válida para essa modalidade de ensino, confira!

Os alunos estudando a distância perdem o foco facilmente

Isso é um ponto extremamente relativo. Quem perde o foco facilmente vai perder dentro ou fora da sala de aula, não é algo exclusivo do ensino digital. 

Por conta da grande flexibilidade envolvendo essa modalidade, o aluno precisa ter um controle maior, e mais disciplina para se preparar, mas isso não é necessariamente algo negativo! 

É muito importante desenvolver essas características e aprender a separar um tempo para estudar e se aprimorar.

O professor ou instrutor vai acabar perdendo o emprego no longo prazo

Se não existirem mais professores ou instrutores, quem irá preparar as aulas? Quem irá tirar as dúvidas dos alunos? Quem irá monitorar e corrigir as atividades? A única diferença é a forma em que as aulas serão dadas!

E é muito importante ressaltar que o ensino digital não veio para substituir o ensino presencial. Existem aulas e áreas que precisam de treinamentos específicos!

Comprar cursos para disponibilizar acaba saindo mais caro

A infraestrutura necessária para manter um espaço, pagar energia elétrica e outros materiais e acessórios desse espaço e garantir a locomoção e conforto dos alunos gera um custo muito maior do que a compra e manutenção de cursos e plataformas online de aprendizado!

O ensino digital não é tão eficaz quanto o presencial

Uma aula a distância é bastante semelhante à presencial, com a diferença de não estar dentro de uma sala de aula com o professor observando.  

Dentro disso, precisamos ressaltar que existem diferentes tipos de alunos, com diferentes formas de aprendizado. 

Por exemplo, existem alunos que preferem ouvir com calma, fazer anotações e voltar caso percam alguma informação importante. Por outro lado, existem outros mais autônomos, que gostam de simplesmente escutar as aulas e complementar seus estudos com outros materiais. 

E o ensino a distância se adapta a esses dois e a todos os outros tipos de alunos! Tanto é que está sendo observado que essa modalidade é sim bastante eficaz, e essa é uma das justificativas para o seu crescimento acelerado.

Os conteúdos são desatualizados

Da mesma forma que o conteúdo programático de uma aula também pode se tornar ultrapassado, no ensino digital isso também pode acontecer. A diferença é que é muito mais simples e rápido regravar um novo capítulo, com o conteúdo atualizado, e disponibilizá-lo aos alunos!

Os alunos não são motivados como se estivessem em sala de aula

Sala de aula não é necessariamente sinônimo de motivação e aprendizado. Dentro da sala de aula muitos alunos acabam ficando mais tímidos e não se desenvolvem criativamente. Outros não se dão bem e não se concentram tão bem sob pressão. 

E se o problema é a motivação, existem uma série de possibilidades, tanto dando aula quanto com atividades e também criando experiências de jogo que mantêm os alunos animados e aprendendo de diferentes maneiras. Essa é apenas uma forma “não convencional” que muitos ainda desconhecem!

Os colaboradores da minha empresa não têm tempo para estudar

Se considerar o tempo necessário para parar e se locomover até o local de treinamento ou instituição de ensino, acrescido do tempo de aula e novamente a locomoção até a sua residência, realmente muitos podem não ter tempo para estudar. 

Porém, um dos principais benefícios do ensino à distância é a possibilidade de estudar em qualquer lugar. Seja em casa, no trabalho, no meio de transporte, viajando… Não existem limitações além da conexão à internet!

Ainda, se for necessário é possível pausar a aula e voltar depois! É um ensino totalmente adaptável e que pode ser personalizado da maneira que cada estudante preferir.

Não tenho como gravar aulas ou criar uma plataforma para tornar isso viável

Realmente, não são todas as empresas e instituições de ensino que possuem a infraestrutura necessária para fazer isso acontecer, porém isso não é necessariamente um problema. 

Existem empresas, como a própria TOT Educa que tomam conta dessa parte e, inclusive, disponibilizam cursos de prateleira com conteúdos prontos e completos que atendem às necessidades de diversas organizações. 

Sendo assim, a sua função seria apenas compartilhar o acesso com os colaboradores e alunos que vão fazer os cursos em questão.

Considerações finais

Aos poucos vêm se quebrando preconceitos em relação à educação a distância. Cada vez mais pessoas, instituições de ensino e empresas percebem que ao contrário do que anteriormente pensavam, o ensino digital traz uma série de benefícios e que os preconceitos anteriores passaram a ser injustificáveis.

Consequentemente, essa modalidade está crescendo consideravelmente e muitos estão buscando formas de adaptar seus conteúdos para as plataformas digitais, de maneira a permitir um aprendizado eficaz e uma fácil distribuição. 

Esse é um dos principais desafios encontrados pelos que querem adotar essa modalidade, porém com a ajuda de uma full service especializada no ramo, essa preocupação cai por água abaixo. Quer saber mais? Temos consultores especializados à disposição para te atender imediatamente via chat!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE