Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Aprimorar as competências e habilidades dos colaboradores é um dos mais antigos desafios enfrentados nas instituições. Para auxiliar nessa tarefa existem diversas ferramentas, mas um método que tem se mostrado bastante eficaz é o E-learning.

Essa metodologia de ensino transformou os processos de ensino, principalmente na educação corporativa.

Com a ajuda do E-learning os funcionários podem absorver melhor as informações e aprender facilmente sobre diversos assuntos apenas clicando ou tocando na tela. Descubra a seguir os principais benefícios de utilizar a educação digital na sua instituição.

O que é o E-learning?

Primeiramente, antes de te contarmos todas as vantagens de tê-lo na sua empresa vamos te explicar melhor o que é esse método de ensino e como ele funciona.

O E-learning ou aprendizado eletrônico, é um meio de educação não presencial que permite a auto-aprendizagem.

É apoiado nas tecnologias de informação e comunicação. Ele é baseado em um ambiente online, utilizando as funções de comunicação e distribuição de conteúdo na Internet

Ele pode ser considerado também o processo de aprendizagem através de um ambiente virtual onde existe um professor/tutor/instrutor que orienta e auxilia nas tarefas e compreensão do conteúdo. Como todo esse processo ocorre virtualmente, pode ser consumido em qualquer horário e em qualquer local.

Surgimento do E-learning

O e-learning teve início no final do século XX com a popularização da internet.

Foi a partir do WWW (World Wide Web) criado por  Tim Berners-Lee que a disseminação de informações passaram a ocorrer com maior facilidade, por meio da linguagem HTML (hypertext markup language).

Com o uso do sistema Windows 95 da Microsoft a navegação na internet se tornou mais simples, não sendo necessário domínio sobre programação.

Esse novo ambiente proporcionava uma conexão entre os internautas de todos os lugares que em casos dos cursos permitiu que os alunos se tornassem mais proativos.

Agora falando especificamente sobre a educação a distância o surgimento se deu por meio dos cursos por correspondência. E então ao longo do tempo, devido aos avanços tecnológicos a educação digital ganhou espaço e se tornou um dos métodos de ensino de maior sucesso que vemos hoje.

Tipos de e-learning

Existem duas formas diferentes de ensino através do e-learning, o síncrono e o assíncrono.

Então quando uma empresa decide investir nesse tipo de projeto é necessário avaliar qual se encaixará melhor para os objetivos da organização.

Síncrono

O ensino síncrono é quando o tutor e o aluno estão conectados ao mesmo tempo, possibilitando assim que os questionamentos bem como as resoluções de dúvidas possam acontecer em tempo real.

Esse método utiliza elementos no formato de sala de aula, como discussões, debates e atividades em grupo, por exemplo. Além disso, os ensinamentos são passados em um horário pré-estabelecido.

Principais vantagens da educação síncrona:

  • Possibilidade de interação em tempo real entre tutor e aluno
  • Proporciona dinâmicas e atividades em grupo
  • Resolução de dúvidas imediata
  • Promove uma interação maior entre os alunos
Assíncrono

Já no modelo assíncrono o aluno e o tutor não estão conectados simultaneamente. No e-learning corporativo a maioria dos treinamentos não possui professor.

Dessa forma o aluno pode aprender através de ensinamentos já gravados e elaborados previamente, o que reduz consideravelmente os custos em relação a ensinos síncronos.

Os principais meios de ensino nessa metodologia são vídeos, aplicativos, podcasts e jogos. Na maioria dos casos o horário de aprendizagem é livre, podendo ser realizado em qualquer data ou local.

Principais vantagens da educação assíncrona:

  • Curso pode ser personalizado especialmente para cada colaborador de acordo com as suas necessidades
  • O conteúdo fica gravado para assistir novamente quantas vezes achar necessário, possibilitando maior entendimento e compreensão do tema
  • Acesso as aulas no ritmo do colaborador, podendo ser consumido em qualquer horário do dia

Principais benefícios do e-learning corporativo

Os treinamentos convencionais já trazem inúmeros benefícios para as instituições, entretanto o e-learning tem se mostrado muito mais eficaz. Confira os motivos abaixo.

#1 Otimização do tempo

Um dos principais benefícios desse modelo de ensino é a otimização do tempo, tanto da empresa quanto dos colaboradores.

Como existe a possibilidade de cada aluno aprender de acordo com o seu ritmo e necessidade, não há necessidade de adequar o andamento do curso para atender a maioria dos alunos.

Inclusive do modo antigo, existe a possibilidade de colaboradores mais avançados ter que esperar o resto da turma chegar no mesmo nível de progresso.

Além disso, uma super vantagem do e-learning é a possibilidade de que todos os colaboradores, independente do seu turno de trabalho recebam as mesmas informações.

Outro benefício é a redução de custos e tempo com o deslocamento necessário para o funcionário assistir a aula presencial.

#2 Redução de custos

Como já vimos acima, o e-learning reduz as despesas com o deslocamento, entretanto, essa não é a única economia proporcionada por esse método de ensino.

De maneira oposta aos treinamentos convencionais realizados pelas instituições, no ensino digital não há despesas com hospedagens, transporte, aluguel do espaço para realizar as aulas, coffee breaks, ou impressão de materiais didáticos que são facilmente deterioráveis.

As aulas elaboradas no e-learning ficam armazenadas e embora ocorra algum problema ou falha técnica no dispositivo do colaborador, ele pode acessar as aulas através de outras ferramentas como notebook, tablets etc.

Além disso, os custos com os tutores são bem menores, isso porque em vez de ministrarem diversas aulas, eles precisarão gravar apenas uma vez.

O único investimento que será necessário é em uma boa plataforma para o ensino, aplicativos online ou ainda a contratação de uma empresa especializada nesse serviço.

Entretanto, esse investimento é recuperado com a eliminação dos gastos necessários no ensino presencial.

#3 Maior engajamento

Cursos tradicionais e engessados não atraem a atenção dos colaboradores, prejudicando na absorção de informações.

O e-learning permite integrar diversos modelos de ensino que tornam o treinamento mais atrativo e interativo, aumentando consideravelmente a taxa de engajamento.

Outra vantagem é que conforme dito anteriormente, as aulas do e-learning ficam gravadas.

Por esse motivo, quando por qualquer razão o aluno perder alguma aula, pode facilmente acessá-la mais tarde, sem que fique atrasado no progresso em relação aos demais colaboradores.

Considerações finais

Citamos ao longo desse artigo apenas alguns dos muitos benefícios de utilizar o e-learning na educação corporativa.

Mas agora que você já sabe da importância do e-learning e das vantagens que ele traz para a sua empresa, que tal iniciar um projeto agora mesmo? Entre aqui e tire todas as suas dúvidas através do nosso atendimento online.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE