Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Conheça o valor que um bom design gráfico acrescenta aos cursos digitais e saiba se vale a pena ou não investir e aprimorar seus conteúdos com a ajuda dessa área de conhecimento.

A atuação do design gráfico vem crescendo cada vez mais, e muitos até acreditam que a criação de artes está condicionada apenas ao mundo da publicidade, propaganda e marketing como um todo. 

Porém, na realidade, um bom design pode acrescentar valor em diversas áreas, como os cursos digitais, por exemplo.

E principalmente como se vem observando nos últimos meses, o ensino na modalidade EAD teve um crescimento bastante expressivo: 70% a mais de matrículas no último ano. 

Isso se deve aos muitos benefícios do ensino remoto, entre eles a liberdade para estudar em seus próprios horários, a economia na locomoção até a instituição, mensalidades mais competitivas e ensino mais acessível. 

Esses benefícios, porém, podem ser um tanto quanto relativos. Ainda existe muito preconceito em cima dos cursos à distância, muitos alunos têm dificuldades para aprender e outros acreditam que o ensino presencial ainda é superior. Mas isso vem mudando graças ao valor que um bom design gráfico acrescenta. 

O que é um design gráfico?

O termo “design gráfico” pode ser definido como a área de conhecimento que visa promover a comunicação por meio de elementos estéticos, textuais ou não. É uma espécie de ciência social cujo foco é o visual. 

Um designer gráfico é o profissional responsável pela confecção de artes gráficas, ou seja, de projetos na área da comunicação visual. É o caso, por exemplo, de propagandas e banners, posts para redes sociais, logotipos, revistas,livros, entre outros. 

E para o melhor resultado possível, o profissional precisa estar atento a uma série de fatores, tais como: legibilidade, tendências, identidade da marca, referências, meios de publicação e objetivos.

Tanto no meio digital quanto impresso, as possibilidades para a utilização de peças gráficas são infinitas, e podem agregar muito valor àquilo que está sendo representado. 

O valor que um bom Design Gráfico acrescenta aos cursos digitais

Uma das vertentes do Design Gráfico é o “Design Instrucional”, que é basicamente a criação de materiais didáticos diversos, e está presente principalmente em editoras e instituições de ensino. 

Em parceria com professores, conteudistas e profissionais de tecnologia, esses designers têm como objetivo garantir que o conteúdo seja entregue e entendido pelo aluno da melhor e mais simples maneira possível.  

Para isso, deve-se entender a proposta do conteúdo e da instituição de ensino em questão, utilizando recursos tecnológicos e gráficos para repassar isso aos alunos. 

Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância, é possível definir isso como: “Em um nível macro, o design instrucional é compreendido como o planejamento do ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais”.

Entre as suas atuações estão:

  • Escolha das mídias a serem utilizadas;
  • Criação e adaptação do conteúdo para diferentes mídias;
  • Desenvolvimento de programas de aprendizado;
  • Estruturação das disciplinas;
  • Definição das diretrizes e métodos de ensino;
  • Adaptação da linguagem;
  • Descomplicação de materiais com alto nível de detalhamento;
  • Produção de materiais didáticos.

Por que usar o design gráfico para o EAD

O principal motivo para a valorização do profissional em questão é o valor que um bom design gráfico acrescenta aos cursos à distância. 

Na educação on-line, o designer tem a função de: “planejar, preparar, projetar, produzir e publicar textos, imagens, gráficos, sons e movimentos, simulações, atividades e tarefas ancoradas em suportes virtuais”.

Essa prática mudou completamente a forma de planejar o ensino e a aprendizagem, permitindo a adaptação de qualquer proposta ao contexto e canal de utilização. 

Sendo um dos benefícios mais evidentes, a facilidade de entendimento e absorção do conteúdo. Consequentemente, os alunos tomam mais gosto pelo estudo e se tornam mais engajados e dedicados, diminuindo a evasão dos cursos, consumindo e aprendendo cada vez mais, mantendo o conhecimento adquirido. 

O processo de aprendizado também se torna mais rápido e efetivo. Com um bom design, o foco do aluno é direcionado e permanece retido. Principalmente em comparação aos conteúdos “puro texto”. 

Existe ainda a possibilidade de se acrescentar outros tipos de formatos e ferramentas de ensino, fugindo dos power points e pdfs. Jogos, e-book, aulas síncronas e outros materiais interativos são um grande exemplo disso.

Outro valor que um bom design gráfico acrescenta aos cursos digitaisé na possibilidade de aprimoramento por meio de feedbacks constantes e também da comunicação integrada entre professores, alunos, coordenadores e equipe técnica.

Ou seja, se a parte gráfica do curso for planejada e executada adequadamente, os cursos à distância se valorizam, e muito!

O que saber na hora de criar artes gráficas para cursos

O profissional responsável pela criação das artes para os cursos digitais deve estar atualizado nas melhores práticas educacionais e tecnologias utilizadas para o aprendizado, sabendo também quais os objetivos com aquele conteúdo. 

Para a criação da parte gráfica dos cursos, o primeiro passo é saber qual será o meio de publicação do conteúdo. Será utilizado durante as aulas? Postado no site? Parte de algum outro conteúdo? 

A partir disso, qual é o melhor software para a realização do projeto? Será um material interativo ou apenas visual? Vai precisar de algum outro material complementar?

E mesmo depois que as artes gráficas já foram finalizadas e distribuídas, o trabalho não pode parar! É preciso analisar o seu desempenho e saber se atingiu as expectativas ou se tem algo que precisa ser melhorado. 

Vale ressaltar que isso vale para qualquer instituição de ensino, sejam escolas de nível básico e médio, ensino técnico ou superior, cursos profissionalizantes, programas de educação corporativa, etc. 

Precisa de um design Instrucional? A gente te ajuda!

Para acrescentar cada vez mais valor aos cursos à distância da sua instituição, a elaboração de materiais gráficos de qualidade é algo essencial. Por outro lado, a procura e contratação de profissionais especialistas nesse tipo de conteúdo pode não ser tão simples. 

Em uma Universidade Corporativa , existem uma série de áreas que demandam atenção. É preciso dar suporte aos alunos, atender aos pedidos das áreas de negócio, análise de KPIs, gestão do orçamento, entre outros. 

Para evitar a sobrecarga dos setores, terceirizar a contratação e realização dos serviços de Design Instrucional pode ser uma excelente ideia!

Com a ajuda de apenas uma empresa, todo o seu conteúdo pode ser revisado, otimizado, editado, ilustrado e adaptado para diferentes canais e públicos. A Universidade Corporativa só precisará se preocupar com a gestão do conteúdo!

E isso é apenas um exemplo de como a TOT Educa pode te ajudar! Entre em contato com um de nossos especialistas via chat e conheça um pouco mais sobre nossos serviços!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE