Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Os avanços tecnológicos possibilitaram inúmeros progressos em diversos aspectos da sociedade, com a educação não foi diferente. Frequentemente novos recursos são lançados no mercado para aprimorar os métodos de ensino.

Até pouco tempo atrás acreditava-se que somente o modelo presencial atenderia com eficácia todas as expectativas de ensino aprendizagem. Com o passar do tempo, muito estudo, aplicação prática e avanços da tecnologia, foi possível notar que o modelo digital também tem sua relevância e eficácia dentro do processo de ensino aprendizagem.

No entanto, é importante mencionar que as tecnologias não vieram para extinguir o modelo de educação presencial, mas sim para complementar e deixar esse processo ainda mais dinâmico e assertivo. No post de hoje nós vamos te contar o que é uma EdTech e como a tecnologia pode facilitar o processo de aprendizagem. Continue a leitura e confira.

Edtech – o que significa?

O termo Edtech surge do acrônimo das palavras Education e Technology e traduzido, significa Educação e Tecnologia. Esse é o termo usado para se referir ao uso de tecnologias como facilitadora de processos de aprendizagem e aprimoramento de sistemas de educação. Alguns exemplos comuns de recursos tecnológicos utilizados são os aplicativos e plataformas, além de outras ferramentas como realidade virtual, Inteligência Artificial e gamificação.

As empresas Edtechs geralmente iniciam como startups e são as responsáveis pelo desenvolvimento de soluções como cursos online, plataformas de educação, games personalizados e sistemas como LMS.

O objetivo da adoção dessas ferramentas na educação é promover uma aprendizagem mais eficaz, rápida e melhorar a absorção e retenção dos conteúdos ensinados. No entanto, para que isso funcione, é necessária uma estratégia bem elaborada e funcional, caso contrário o efeito pode ser reverso.

De acordo com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups), existem atualmente 449 Edtechs ativas no Brasil. Sendo que 70,6% delas oferecem soluções para o ensino infantil, fundamental e médio. Apesar disso, é importante mencionar que esses recursos podem ser utilizados para diversos fins e níveis diferentes de educação, tais como: ensino básico, idiomas, graduação e até mesmo na educação corporativa.

Qual a importância das Edtechs?

As Edtechs tornaram o processo de ensino mais rápido e simples, deixando os conteúdos mais atrativos para os alunos. Isso aumenta o engajamento deles e consequentemente a retenção de informações. Além disso, por meio dessas tecnologias a educação ficou mais acessível. Ao contrário do que muitos pensam, somente após a popularização de recursos digitais é que inúmeras pessoas tiveram a oportunidade de aprender algo novo ou até mesmo ter uma formação.

Isso acontece porque, além de se tornar uma solução mais acessível financeiramente, a digitalização facilitou o acesso ao conhecimento e à informação. Por exemplo: Todos os dias, somos munidos de conteúdos que nos são disponibilizados através de nossos Smartphones!

Além disso, a educação digital pode tornar o processo de aprendizagem mais flexível, já que o aluno pode aprender em qualquer horário e local, aproveitando para estudar nos momentos mais convenientes como por exemplo, no trajeto de casa para o trabalho através de um Podcast.

Edtech na educação corporativa

Até pouco tempo, a decisão de optar pelo ensino presencial ou digital nas organizações era uma questão de escolha. No entanto, por causa da crise causada pela pandemia de coronavírus, medidas de isolamento social e restrições tiveram que ser aplicadas pelo governo. Com isso, muitas empresas precisaram encerrar as atividades por um período ou então adequar suas atividades para o modelo remoto.

Nessa última situação, os recursos proporcionados pela EdTech foram uma das alternativas encontradas para continuar os programas de capacitação de colaboradores no home office. A maioria, no entanto, gostou tanto da abordagem que não tem a intenção de voltar ao modelo tradicional de ensino, mesmo após o fim da pandemia.  A verdade é que as Edtechs auxiliam a reduzir os custos dos programas de educação corporativa e tornam o processo de aprendizagem mais atrativo para os colaboradores.

A implementação de treinamentos digitais se torna mais vantajosa em relação aos presenciais, pois reduz os custos com deslocamento, aluguel, energia, contratação de instrutores e materiais didáticos impressos, por exemplo. Além disso, um curso digital pode ser utilizado inúmeras vezes, por diferentes alunos e pelo mesmo valor. E mesmo que haja necessidade de atualizações ao longo do tempo, continua sendo uma excelente alternativa.

Benefícios das EdTechs na educação corporativa

Essa abordagem tem trazido importantes contribuições para os resultados da equipe, aumentando o comprometimento, a produtividade e ainda auxiliando na redução da taxa de turnover.

Uma das vantagens da utilização desse recurso na educação corporativa é que ele permite a individualização das aulas, de acordo com o nível de conhecimento de cada funcionário.

Dessa forma, é possível adaptar os conteúdos de acordo com as necessidades de cada profissional, sem a necessidade de um aluno aguardar a evolução do outro no treinamento para então progredir.

Além disso, outro benefício da EdTech é que caso a organização não tenha interesse em desenvolver treinamentos específicos, existe a possibilidade de contar com diversos cursos prontos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades comportamentais e outros conhecimentos.

Agora que já vimos a importância da EdTech na educação corporativa, confira abaixo uma lista com algumas das principais vantagens obtidas por quem opta por investir nesse método de ensino.

  • Possibilita capacitar colaboradores de acordo com as suas necessidades;
  • Pode ser utilizada no onboarding (processos de integração de novos talentos);
  • Permite um maior controle dos resultados do treinamento, geral e individual;
  • Promove maior engajamento dos funcionários no curso, ajudando a reter os conhecimentos;
  • Possibilita reforçar a cultura organizacional ao longo do tempo;
  • A empresa conta sempre com profissionais atualizados e com maior bagagem para propor soluções;
  • Redução do índice de rotatividade de funcionários;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores e consequentemente da sua produtividade;
  • Torna a empresa mais atrativa facilitando os processos de recrutamento e seleção.

Como você pôde ver ao longo desse artigo, a EdTech veio para aperfeiçoar o processo de ensino, tornando a aprendizagem mais atrativa e dinâmica. Devido ao alto índice de aceitação dos alunos e diversidade de possibilidades de aplicação das ferramentas, não é difícil prever que novos recursos para essa área devam surgir a todo o momento.

Na educação corporativa essa abordagem proporciona inúmeros benefícios. Sendo assim, vale a pena investir nessas soluções que podem trazer grandes impactos positivos no desempenho da instituição.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE