Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A educação corporativa é benéfica tanto para o colaborador quanto para a empresa. Porém, para que as vantagens do ensino empresarial sejam obtidas é preciso investir na Experiência de Aprendizagem.

Mas como saber qual plataforma ou metodologia possui a melhor experiência?

O fato é que não há uma resposta clara para isso. A experiência de aprendizagem não é uma ciência exata. Sendo assim, ela precisa ser experimentada e elaborada separadamente de acordo com as características e necessidades de cada equipe ou empresa.

Isso porque não existe uma fórmula para a ser seguida na educação corporativa. Um método que é útil para um colaborador pode não ser eficaz para o outro.

No post de hoje, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre experiência de aprendizagem para aplicar da melhor maneira possível na sua empresa. Continue a leitura e confira.

Experiência de Aprendizagem: O que significa?

Primeiramente, você precisa entender que o significado do termo ‘experiência de aprendizagem’ é bem amplo, afinal, qualquer coisa pode ser um aprendizado. Por exemplo, nesse exato momento você está tendo uma experiência ao ler esse artigo.

A experiência de aprendizagem, Learning Experience, é uma metodologia de ensino. Nela o aluno sente como se estivesse no controle da sua formação.

Conceituando as palavras separadamente de acordo com o Dicionário Michaellis temos:

  • Experiência: Conhecimento das coisas pela prática ou observação. Perícia ou habilidade adquiridas pela prática.
  • Aprendizagem: O processo de incorporação de novas informações na estrutura cognitiva de um indivíduo, pois envolve aspectos relevantes dessa estrutura. Este novo conteúdo pode modificar ao já existente e dar-lhe outros significados.

Sendo assim, podemos considerar que a experiência de aprendizagem é a metodologia de aprender fazendo.

Todo o processo de ensino é focado nas particularidades do aluno. As principais ferramentas utilizadas para promover um aprendizado mais confortável e obter melhor engajamento do colaborador durante a capacitação são:

  • Gamificação – Uso de jogos e games
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Aplicativos
  • Realidade virtual

Principais características de uma boa experiência de aprendizagem

Você sabe quais são as características fundamentais de um programa de educação corporativa com boa experiência de aprendizagem? Descubra abaixo:

Estrutura moderna das aulas

A educação empresarial tradicional, com uma pessoa ensinando e as outras sentadas só escutando está em desuso. Atualmente, uma boa experiência de aprendizagem conta com um ambiente dinâmico e atrativo.

É muito importante que o colaborador tenha o seu protagonismo durante o processo de aprendizado. Para isso, é importante utilizar algumas das ferramentas que citamos acima, como a gamificação, por exemplo.

Comunicação eficaz

Nos treinamentos convencionais, os colaboradores só têm a oportunidade de fazer perguntas em um momento pré-estabelecido por quem está ministrando a aula.

Isso prejudica a experiência de aprendizagem, pois muitas vezes até chegar o momento certo o aluno já esqueceu a dúvida ou então simplesmente pode desistir de perguntar.

Nas plataformas virtuais utilizadas para o ensino corporativo isso não acontece. Isso porque o aluno pode fazer a sua pergunta via chat ou fórum sem interromper a aula. Desse modo, o orientador poderá responder no momento que for mais oportuno, sem atrapalhar seu ensinamento.

Uso de tecnologias

Métodos de ensino engessados e ultrapassados são uma péssima experiência de aprendizagem. A tecnologia é aliada nesse processo. Através de ferramentas e equipamentos é possível proporcionar um know-how (o conhecimento prático sobre como fazer alguma coisa) que aumentará a produtividade dos colaboradores e consequentemente o faturamento da empresa.

Como construir uma boa experiência de aprendizagem?

Existem seis pontos importantes para construir uma boa experiência de aprendizagem. São eles: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, atratividade, conveniência, significado.

Veja em detalhes cada um deles:

  1. Funcionalidade: o principal foco desse critério são as necessidades da instituição. Toda organização tem algumas metas e lacunas que precisam ser preenchidas e a experiência de aprendizado deve ser um meio para atingi-las. A função do plano de aprendizagem é fazer com que as pessoas se desenvolvam em direção a esses objetivos e sua aplicabilidade na prática organizacional.
  2. Confiabilidade: a experiência de aprendizagem precisa ser positiva e fazer a diferença na formação profissional do colaborador. É preciso que as pessoas confiem no seu programa de ensino. Não adianta nada implementar um programa com conteúdos desatualizados ou de baixa qualidade.
  3. Usabilidade: a usabilidade se refere com a facilidade de acessar e consumir o conteúdo das aulas. Ela também está diretamente relacionada com o engajamento do aluno. Se a usabilidade for ruim, o engajamento também será, impactando negativamente na experiência do usuário.
  4. Atratividade: esse ponto está relacionado com o quanto o seu programa de ensino é atrativo. Isso conta muito na experiência de aprendizagem, pois métodos maçantes deixam os alunos desestimulados. É ideal que o colaborador sinta prazer em consumir o conteúdo das aulas, caso contrário a educação corporativa não terá a máxima eficácia.
  5. Conveniência: a conveniência se refere a possibilidade de o colaborador acessar as aulas em qualquer horário e de qualquer lugar. Uma boa experiência de aprendizado precisa acontecer de forma natural, fazendo parte da rotina do profissional.
  6. Significado: O que seu plano de estudos significa para os funcionários? É apenas mais uma caixa marcada na lista de atividades ou há um motivo? Uma boa experiência de aprendizagem precisa deixar seus objetivos muito claros, a fim de desenvolver um significado pessoal para todos.

Conte com ajuda especializada

Implementar um programa de educação corporativa com uma boa experiência de aprendizagem nem sempre é uma tarefa fácil. Por esse motivo, é importante saber que é possível contar com apoio de uma empresa especializada nesse processo.

A TOT Educa é capacitada para desenvolver estratégias personalizadas para que todos os colaboradores se adaptem e tirem o máximo proveito do programa de treinamento e desenvolvimento.

Contratar uma empresa especializada é fundamental para garantir que os métodos mais modernos serão aplicados para oferecer uma experiência de aprendizagem atualizada e atrativa.

Se você ficou com alguma dúvida ou deseja saber como oferecer uma melhor experiência de aprendizagem para o seu programa de educação corporativa, deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato com a gente.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE