Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

A abordagem Agile RH é baseada na filosofia de melhoria contínua e inovação. Ela ajuda as empresas a mudar de um foco operacional para um centrado nas pessoas, o que as ajuda a alcançar o crescimento de sua força de trabalho e também um melhor desempenho.

No RH ágil, a empresa não se preocupa apenas com o tamanho de sua força de trabalho, mas também com seu pessoal. Esta abordagem centra-se nas pessoas e nas suas necessidades de melhoria contínua.

O Agile RH não é apenas melhorar o processo existente, mas também criar novos processos que ajudarão a melhorar outros departamentos e a empresa como um todo. Continue a leitura para saber como implementar essa metodologia no seu negócio.

O que é a metodologia ágil?

Agile é uma metodologia que inclui princípios como melhoria contínua, entrega de valor rapidamente, resposta a mudanças e trabalho com clientes. Esta filosofia foi originalmente criada para o desenvolvimento de software, mas foi adaptada para outras indústrias e setores, como o de Recursos Humanos.

A metodologia ágil foi desenvolvida por um grupo de programadores insatisfeitos com os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos. Eles achavam que esses métodos eram ineficazes porque eram muito lentos para responder às mudanças nas necessidades dos clientes ou nas condições do mercado. Como resultado, eles lançaram o Manifesto Ágil. No entanto, já existe um modelo de manifesto para o departamento de RH, criado em 2019, que tem as seguintes premissas:

Como resultado, eles lançaram o Manifesto Ágil. No entanto, já existe um modelo de manifesto para o departamento de RH, criado em 2019, que tem as seguintes premissas:

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
  • Transparência sobre o sigilo;
  • Adaptabilidade sobre prescrição;
  • Inspirar e comprometer mais do que gerenciar e reter;
  • Motivação intrínseca sobre recompensas extrínsecas;
  • Ambição sobre obrigação.

No mercado competitivo atual, é necessário que as empresas adotem o Agile RH para se manterem à frente de seus concorrentes.

Como o Agile RH impacta a empresa?

A metodologia ágil é uma abordagem que enfatiza a adaptabilidade e a colaboração. É um processo altamente interativo que depende de ciclos de desenvolvimento rápidos e incrementais.

Dentro do setor de RH, a metodologia ágil tem sido utilizada para melhorar a eficiência no processo de contratação. Ele permite que as empresas aumentem e diminuam sua força de trabalho facilmente com o mínimo de tempo de inatividade.

Os benefícios do uso da metodologia ágil incluem: Acelerar o processo de contratação, reduzir o tempo gasto entrevistando candidatos, aumentar a produtividade dos funcionários, reduzir custos indiretos e gerenciar os membros da equipe de forma mais eficaz.

Algumas das características desse método de gestão incluem a capacidade de responder rapidamente às mudanças do mercado, oferecer um melhor atendimento ao cliente e melhorar a satisfação dos funcionários.

Ao aplicar métodos ágeis nos processos do dia a dia, os profissionais de RH conseguem criar treinamentos e desenvolvimentos mais assertivos para seus colaboradores. Eles são capazes de dedicar mais atenção ao potencial de cada funcionário e permitir que sejam melhor aproveitados.

Um estudo da Everis, em parceria com o MIT Tech Review, analisou a agilidade na América Latina e chegou a conclusões muito interessantes: mais da metade das empresas entrevistadas atribuiu a adoção de metodologias ágeis em seus processos à redução de custos, e quase 70% apontaram melhorias em termos de redução de riscos.

Diferenças entre o Agile RH e o modelo tradicional

O Agile RH é uma alternativa às práticas padrão de gerenciamento de recursos humanos que são ineficazes no local de trabalho de hoje. 

O modelo tradicional de RH baseia-se na ideia de que os recursos humanos estão separados do negócio. Esta abordagem tem falhado em satisfazer as necessidades das empresas e dos trabalhadores.

O novo modelo de RH ágil é um processo passo a passo para criar uma cultura onde as pessoas são valorizadas, engajadas e satisfeitas. Também reduz ineficiências e aumenta a produtividade por ser mais flexível com as necessidades dos funcionários.

Veja a seguir uma tabela de diferenças:

Abordagem TradicionalAbordagem Agile
Processo de recrutamento apenas quando abre vaga na empresa;Estão sempre buscando novos talentos para o banco;
Treina colaboradores para atingir o nível de performance necessário;Capacita os colaboradores para tirar o máximo de proveito de suas habilidades;
Cargos bem definidos com pouca possibilidade de mudança de ocupação ou inserção de inovações na função atual;Com um plano de treinamento e desenvolvimento eficaz, os colaboradores podem atuar em várias frentes, otimizando processos rotineiros.
Empresa no centro do desenvolvimento dos profissionais.Profissional no centro de seu desenvolvimento;

5 passos para tornar o RH mais ágil

Os profissionais de RH são frequentemente considerados como a parte mais importante de qualquer empresa. Eles precisam ser capazes de lidar com muitas tarefas e responsabilidades diferentes em um curto período de tempo.

Para tornar o RH mais ágil, existem alguns passos que podemos tomar:

1- Mudar o mindset

O primeiro passo para transformar o RH tradicional em RH ágil é uma profunda mudança de mentalidade. Para que o método seja eficaz, é importante que a sua empresa faça mais do que apenas adotar uma metodologia ágil – os líderes e colaboradores precisam mudar a mentalidade também.

2- Estudar o alvo

Certamente é muito difícil, se não impossível, acertar o alvo com os olhos vendados. O mesmo acontece com o RH que quer implementar a metodologia ágil, mas realmente não a conhece.

O primeiro passo é estudar mais sobre o tema conhecendo tópicos como Scrum, Kanban e Lean.

  • Scrum: Consiste na execução de projetos em fases (conhecidas como sprints), cada uma com duração de algumas semanas. Isso exigirá equipes multidisciplinares (as squads) que são formadas por cerca de seis pessoas.
  • Kanban: Também chamada de “Sistema de Produção Toyota”, a técnica promove um processo de fabricação sempre próximo ao fluxo, com análise constante de possíveis problemas e correção em sua origem.
  • Lean: Um quadro ou mural pode ser uma forma simples e eficaz de delinear o processo de produção. Nele, você pode usar cartões para representar as diferentes etapas do trabalho e seu estado inicial, bem como o estado final. Isso torna mais fácil para todos em sua organização ver o que precisa acontecer quando e onde.

3- Começar por etapas

A implementação do Agile RH para uma demanda específica seria melhor para iniciar o processo, pois permitirá testes, benchmarking e muito mais.

Os processos de recrutamento, seleção e retenção podem ser os primeiros a adotar os princípios de RH ágil. Os efeitos também se espalharão para outros departamentos por meio da integração e coerência com outras iniciativas.

4- Aumentar o uso de tecnologia no local de trabalho

Esta é uma das maneiras mais fáceis de melhorar a agilidade no RH. O uso da tecnologia ajuda seus funcionários a permanecerem conectados e produtivos o tempo todo. Ele também oferece muitos benefícios para o RH, como facilitar o gerenciamento de funcionários, melhorar a eficiência, reduzir custos e fornecer melhor atendimento ao cliente.

5- Investir em treinamento

Em concordância com o tópico anterior, as corporações estão usando a tecnologia para tornar mais fácil o aprendizado dos seus funcionários.

Um exemplo é incorporar novas tecnologias ao programa educacional da empresa como aplicativos móveis, plataformas de e-learning e realidade virtual, permitindo que os alunos aprendam online e de forma personalizada e não apenas pessoalmente.

De salas de aula virtuais ao uso de gamificação e webinars, as empresas verão retornos no aumento de produtividade e retenção de conhecimento.

Isso é uma coisa que manterá sua força de trabalho motivada e engajada ao longo de sua carreira. É também uma ótima forma de construir o capital humano da sua empresa com colaboradores satisfeitos, diminuindo a rotatividade.Nesse sentido, a TOT Educa pode ajudar a viabilizar o Agile RH na sua empresa. Somos uma empresa full service focada em educação corporativa e especializada em métodos de aprendizagem com tecnologia de impacto. Conheça as nossas soluções.

Considerações finais

A metodologia ágil de RH é uma nova forma de gerenciar os recursos humanos em uma empresa. Baseia-se nos princípios da melhoria e aprendizagem contínua.

Essa nova abordagem traz muitos benefícios para as empresas, mas também traz muitos desafios. Um deles é como gerenciar uma força de trabalho em constante mudança neste ambiente acelerado.

Em alguns casos, a solução está em uma consultoria especializada, pois uma visão mais ampla pode ser a chave para o “start” do método.

Esperamos que este artigo tenha sido útil, para mais conteúdos como este, acompanhe o blog.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE