Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Devido ao avanço da pandemia do Coronavírus muitos negócios e aspectos da nossa vida tiveram que ser reinventados. Alguns já possuem até mesmo um ‘novo normal’, mas e a educação corporativa?

A revolução digital já vinha transformando os métodos de aplicar treinamentos nas organizações.

Porém, atualmente, com grande parte dos colaboradores trabalhando home office, muitas instituições se atentaram para a real importância da educação corporativa no desenvolvimento da empresa e da incorporação das estratégias de ensino digitais. Continue a leitura e saiba mais sobre as novas didáticas de ensino aplicadas durante a pandemia.

Gestão do tempo e Inteligência emocional

Um dos principais desafios para as empresas durante esse período de isolamento social é orientar seus colaboradores quanto ao gerenciamento do tempo, para que seja possível manter a produtividade mesmo trabalhando em casa.

Outro ponto importante é a busca pelo equilíbrio emocional durante esse momento de crise. Estresse, angústia, ansiedade, pânico e inteligência emocional são fatores que devem ser abordados atualmente na educação corporativa, pois afetam o bem-estar dos funcionários e prejudicam o engajamento.

É importante que a empresa estabeleça uma conexão com seus colaboradores para que eles tenham um estímulo para enfrentar os desafios atuais.

Tecnologia como aliada na educação corporativa

Contar com boas estratégias de ensino é fundamental para o sucesso do treinamento e captação das informações passadas. Além de ser muito vantajoso para o crescimento da empresa e desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador.

Com a chegada da pandemia as empresas tiveram rapidamente que se reestruturar e se reinventar em vários quesitos, mas principalmente na educação corporativa, passando todas as suas ações que antes eram presenciais para virtuais.

A pandemia de COVID-19 junto com o caos trouxe uma transformação em relação a hábitos e comportamentos empresariais. Nesse momento por exemplo, as reuniões de trabalho estão acontecendo de forma virtual e muitos funcionários ainda nem sabem como se comportar diante de uma videoconferência, virando motivo de piada na internet (memes).

Confira a seguir uma lista de opções tecnológicas que facilitam a educação corporativa:

  • Cursos Digitais
  •  Ebooks
  • Realidade Aumentada e Virtual
  • Vídeo 360º
  • Games
  • Aplicativos
  • Vídeos e Podcasts
  • Integração entre diversas tecnologias

No caso das empresas mais tradicionais, que possuam grande quantidade de funcionários com idade avançada, é importante deixar claro para eles que a tecnologia é uma aliada e não está sendo inserida para a substituição de ninguém.

Recursos digitais melhoram o engajamento em treinamentos

Pode até ser que o seu negócio já tenha uma cultura de educação corporativa, mas será que ela ainda é muito tradicional e ultrapassada?

Cursos e treinamentos onde há poucas dinâmicas ou interação, como em casos em que palestrante fala e os demais só escutam, são cansativos e nem sempre atingem os objetivos de aprendizagem. Isso porque grande parte dos colaboradores não vão absorver completamente as informações passadas e não se mantenham engajados durante o treinamento. É preciso que os ensinamentos sejam transmitidos com mais motivação, gamificação e interação.

Esse é o modo mais eficaz para atingir os resultados esperados, especialmente em tempos de isolamento social, onde tudo a nossa volta é mais atrativo e chamativo do que aulas engessadas.

Entretanto, muitos treinamentos passaram do presencial para o virtual, porém o formato de ensino continuou o mesmo, apenas em um local diferente.

Mas sabemos também que isso não é responsabilidade das empresas, pois muitas buscam alternativas, mas não possuem o conhecimento necessário para desenvolver cursos estimulantes. Para esses casos é possível contar com ajuda de empresas focadas em educação e especialistas tecnologias.

Diferentes métodos de educação corporativa

Há diferentes metodologias para serem utilizadas na educação corporativa e melhorar os resultados e desempenho dos colaboradores. Veja abaixo:

  • Trilhas de aprendizagem: Método de ensino personalizado de acordo com o nível e necessidade de cada colaborador.
  • Ensino digital: Educação corporativa de forma remota, especialmente utilizado durante o isolamento social.
  • Gamificação: Uso de ferramentas lúdicas e jogos que permitem maior engajamento dos alunos.
  • Microlearning e Mobile learning: Conteúdos rápidos que dividem a aprendizagem por módulos, possibilitando o consumo através de computadores ou dispositivos móveis.

Os 10 principais vantagens de investir em educação corporativa

  1. Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores
  2. Desenvolvimento de novas competências e habilidades
  3. Possibilita a troca de conhecimentos e experiências
  4. Aumenta a produtividade
  5. Diminui o número de retrabalho
  6. Possibilidade de fornecimento de dados e informações para o RH sobre o desempenho cada funcionário.
  7. Métodos de ensino focado no desenvolvimento de cada colaborador de acordo as suas necessidades
  8. Menor tempo e custo de treinamento
  9. Flexibilidade para acessar e consumir o conteúdo em qualquer lugar e horário
  10. Maior retenção de aprendizado

Como investir na educação corporativa?

O primeiro passo é entender a situação atual de treinamento e desenvolvimento da sua organização. Vocês já possuem ações educativas? Quais são elas?

A partir do momento que você já sabe o que possui, pode fazer um planejamento para acrescentar métodos de ensino.

Após isso considere qual é o objetivo da empresa ao investir em educação corporativa e quais são as maiores necessidades dos colaboradores. E finalmente, você precisará encontrar materiais, desenvolver conteúdos e desenvolver diversas ações. Para facilitar esse processo você pode contar com a ajuda de empresas especializadas para desenvolver estratégias personalizadas para o seu negócio.

Para finalizar

A tecnologia é uma ótima ferramenta para impulsionar os negócios e obter maiores resultados. Ela pode ser utilizada em qualquer organização ou setor.

O capital humano é um dos ativos mais importantes de uma instituição. Por isso, investir nele é um ótimo negócio.

A sua organização tem investido em educação corporativa?

A educação corporativa é uma enorme vantagem competitiva que não pode ser ignorada nas organizações, especialmente em tempos de incerteza e distanciamento social provocados ​​pela COVID-19. Agora que você já sabe todos os benefícios de investir em novos métodos de ensino, aproveite e inicie o seu projeto educacional agora mesmo.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE