Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Um dos pilares da educação corporativa é a gestão por competências. Isso porque o desenvolvimento de competências se dá por meio do aprendizado.

Desse modo, é muito importante que empresas desenvolvam mecanismos que melhorem a capacidade de aprendizado e a velocidade de obtenção de conhecimento de seus colaboradores.

O post de hoje visa conceituar brevemente a gestão por competência e a educação corporativa, para então analisar se existe ou não alguma relação entre elas. Confira!

O que é gestão por competências?

A gestão por competências é uma metodologia da área de recursos humanos que tem por objetivo identificar e gerir colaboradores de acordo os perfis profissionais desejados, proporcionando assim, maior retorno para a organização.

Através dessa estratégia é possível conduzir cada colaborador conforme o seu perfil profissional e demandas específicas de desenvolvimento da empresa.

Essas competências são conhecidas como CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) e são elas as responsáveis por capacitar um pessoa para ocupar determinado cargo ou exercer certa função em uma empresa. Veja a seguir o conceito de cada uma dessas competências:

  • Conhecimento: É o conhecimento teórico que o profissional tem sobre a sua área de atuação. Essa base pode ser aprendida por meio de treinamentos, leituras, escolas, cursos, faculdades e até mesmo das experiências de vida que a pessoa teve.
  • Habilidade: A habilidade consiste em saber como colocar em prática todo o conhecimento teórico que possui.
  • Atitude: A atitude está relacionada a vontade do profissional em aplicar o seu conhecimento e habilidade para concretizar tarefas e atingir os objetivos.

Quando um funcionário possui todas essas competências, traz uma vantagem competitiva significativa para a organização em que atua.

Os principais benefícios da gestão por competência são:

  • Melhora nos processos de tomada de decisão
  • Maior engajamento e participação dos colaboradores
  • Maior eficácia nos processos de recrutamento e seleção
  • Melhora na comunicação interna
  • Missão, visão e valores alinhados

O que é educação corporativa?

A educação corporativa acontece quando a empresa implementa um programa de aprendizagem para os colaboradores.

Esse processo de ensino pode acontecer de diferentes maneiras: presencial ou digital, através de aplicativos, softwares, vídeos, jogos e outros.

Os principais objetivos da educação corporativa são desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) direcionados ao segmento de mercado da instituição e de acordo com as suas necessidades. Além disso, visa alinhar os colaboradores a missão, visão valores e cultura organizacional.

A educação corporativa traz diversos benefícios para os profissionais e para a instituição que investe na capacitação dos colaboradores. Entre eles estão:

  • O desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências;
  • Maior motivação, engajamento e produtividade dos colaboradores;
  • Desenvolvimento de perfil de liderança;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Diminui a taxa de rotatividade de funcionários e auxilia na retenção de talentos;
  • Torna a empresa mais atrativa para os profissionais;
  • Promove mais eficiência na tomada de decisão.

A educação corporativa possui 7 princípios norteadores, são eles:

  1. Competitividade: Gerar competências que tornem a empresa mais competitiva no mercado.
  2. Perpetuidade: A educação corporativa é capaz de ensinar, manter, modificar e disseminar as cresças e valores da instituição.
  3. Conectividade: O ensino corporativo atua como ponte entre as pessoas e o ambiente em que estão inseridas.
  4. Disponibilidade: A educação corporativa pode ser aplicada em qualquer local e horário.
  5. Cidadania: O ensino empresarial promove o desenvolvimento individual, coletivo e social.
  6. Sustentabilidade:  A educação corporativa deve compreender e cooperar com os princípios de manutenção e preservação dos recursos naturais.

Parceria: O processo de ensino corporativo deve ser fortalecido através de parcerias com empresas e instituições de educação que enriqueçam o programa de aprendizagem dos colaboradores.

Qual a importância da educação corporativa na gestão por competências?

Quando um novo talento é contratado para atuar em uma organização, nem sempre possui todas as competências necessárias para exercer as atividades inerentes ao cargo.

Por esse motivo, as instituições precisam treinar os colaboradores para capacitá-los e desenvolver neles os conhecimentos, habilidades e atitudes que são essenciais para o desempenho das suas funções, conforme as demandas da empresa.

Cada negócio valoriza competências diferentes, pois as capacidades necessárias variam de acordo com o setor de atuação e porte da organização.

Dessa forma, a educação corporativa se faz necessária, pois estabelece os processos de aprendizagem que vão ensinar ou aprimorar essas competências exigidas em cada profissional, podendo ainda criar programas específicos e personalizados de acordo com o nível de cada colaborador.

Qual a relação entre a gestão por competência e a educação corporativa?

De acordo com autora Marisa Eboli, a educação corporativa é um sistema de formação de pessoal baseado na gestão por competências. Dessa forma, é necessário estabelecer e desenvolver capacidades consideradas críticas para a viabilização da estratégia empresarial dos colaboradores internos e externos, promovendo o desenvolvimento do negócio.

Existe uma importante relação entre a gestão por competências e a educação corporativa. Isso porque, quando existe um sistema de gestão ocorre um impacto positivo sobre o programa de educação corporativa da organização.

Isso acontece porque as dificuldades individuais da equipe, bem como dos profissionais, podem ser determinadas com mais clareza. Dessa forma, os recursos utilizados no processo de aprendizagem podem ser adaptados, personalizados e utilizados de maneira mais consistente, de acordo com as necessidades reais de cada um.

Além disso, quando uma empresa possui um sistema de gestão de competências eficaz, é possível gerar relatórios e indicadores. Esses dados ajudam a entender de forma conclusiva e concreta se a educação corporativa está realmente trazendo resultados e se os colaboradores estão absorvendo os conhecimentos e competências ensinados.

Entretanto, para que isso seja possível, é necessário realizar frequentemente uma avaliação de desempenho dos colaboradores individualmente e dos resultados da equipe como um todo no alcance dos objetivos traçados.

A educação corporativa é indispensável para que a organização possa realizar a gestão por competências, pois é através que podemos identificar, planejar e executar a melhoria contínua de habilidades e desenvolvimento dos colaboradores.

Além de promover o desenvolvimento das competências dos colaboradores, a educação corporativa também busca solucionar problemas estratégicos, promovendo a aprendizagem do maior patrimônio da organização: o capital humano.

Em outras palavras, pode-se concluir que para as organizações a relação entre gestão por competências e educação corporativa é ampla e estratégica

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE