Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

O UX Learning Design ou experiência de aprendizado do usuário, é uma ferramenta utilizada para aumentar a satisfação do consumidor em um curso digital.
Essa metodologia visa melhorar a usabilidade, acessibilidade e a interação do curso.
Por exemplo, existem muitos treinamentos online que contém diversos banners, anúncios e várias outras informações que acabam prejudicando a aprendizagem.
Consequentemente, isso vai afetar experiência e satisfação do usuário, causando desinteresse pelo programa ofertado.
No decorrer desse artigo vamos abordar o que é o UX e por qual motivo ele é tão importante em um curso digital. Confira!

O que é UX Learning Design e qual a sua importância na experiência de aprendizagem em um curso digital?

O UX Learning Design visa tornar os cursos mais simples e atrativos, melhorando a satisfação dos usuários e consequentemente fidelizando clientes.
Essa ferramenta se preocupa com a interação humana, identificando e adaptando os treinamentos para que possam ser utilizados facilmente pelas pessoas.
Mesmo que o seu curso tenha um conteúdo de excelente qualidade, se a experiência do usuário não for boa ele não terá bons resultados.
Ainda, a UX Learning Design se faz importante como diferencial competitivo. Afinal, são diversos os cursos que entram no mercado todos os dias, porém nem todos se preocupam com a experiência do usuário.
Desse modo, se sobressaem os que entendem a importância da UX nos métodos de aprendizagem.

Pilares da Experiência do Usuário

O UX Learning Design é composto por alguns pilares que visam a melhor eficácia desse método para a satisfação dos alunos e consumidores. Veja a seguir:

Atratividade visual.

Esse tópico trata da aparência do seu curso. O design precisa ser atrativo e ser formulado de modo que prenda a atenção do aluno por mais tempo na plataforma de ensino.

Funcionalidade.

Não basta apenas ter um visual bonito e atrativo. É preciso que o programa desenvolvido seja funcional, atendendo as expectativas e satisfazendo as necessidades de aprendizagem dos usuários.

Acessibilidade.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o celular é o principal meio de acesso à internet no nosso país.
Desse modo, a acessibilidade do curso refere-se à possibilidade de o aluno acessar o conteúdo a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, sejam eles computadores ou celulares.
Além disso, é preciso que o conteúdo funcione perfeitamente em todos esses aparelhos. Pois, conforme vimos no tópico anterior a funcionalidade é um dos pilares da UX, portanto, é necessário que todo o programa se ajuste e seja otimizado.
E ainda, esse pilar está diretamente relacionado com a inclusão de alunos com deficiências, como por exemplo visual ou auditiva.
Nesses casos adapte o curso para atender as necessidades de casa indivíduo, disponibilizando legenda em todos os vídeos ou inserindo recursos de leitura de tela se assim for necessário.

Credibilidade

É preciso que o seu programa seja confiável, não apresente erros e, se caso houver, tenha um ótimo suporte para atender aos usuários.

Intuitividade

É necessário que o seu curso seja intuitivo, ou seja, que os usuários entendam facilmente a metodologia de ensino, bem como todas as ferramentas presentes na plataforma.

Desempenho

O bom desempenho técnico do curso é fundamental para o sucesso da experiência do cliente. É preciso assegurar que os conteúdos abram rapidamente, não travem ou apresentem erros constantes.

Proximidade

A proximidade é essencial para um bom desempenho de aprendizagem do aluno. É muito importante que o curso não seja mecanizado e sim humanizado. Não é porque o curso é digital que precisa ser robotizado.

Vantagens de aplicar o Design UX Learning em um curso digital:

  • Melhora a experiência de aprendizagem dos alunos
  • Promove maior engajamento no curso
  • Maior eficiência de ensino
  • Melhora a imagem da empresa
  • Fideliza os usuários
  • Diminui a taxa de rejeição
  • Diferencial competitivo

Erros comuns que afetam a experiência do usuário em cursos:

  1. Falta de conhecimento sobre o público-alvo.

    O perfil dos seus alunos é que determinará as decisões que você precisa tomar ao organizar todos os aspectos do seu curso.  Ao entender o perfil do seu público, você conhecerá suas principais necessidades, o que é muito importante pois ajudam você a definir suas prioridades estratégicas. Desse modo, as chances de sucesso são maiores.

  2. Cursos não responsivos.

    Conforme citamos anteriormente, a acessibilidade é muito importante para um curso digital. Botões que não funcionam, conteúdos desconfigurados e demais problemas podem afetar negativamente a experiência dos alunos. Portanto, é necessário que todo o curso se adapte aos mais diversos dispositivos e tamanhos de tela.

  3. Não fazer testes.

    Testar o curso antes de botar em prática é essencial para detectar e corrigir erros. Portanto, avalie o UX antes de lançar o seu curso no mercado. Dessa forma, você identifica possíveis falhas antes dos seus usuários, evitando transtornos futuros.

  4. Não fazer atualizações.

    A internet é um local que está sempre inovando, assim como os seus usuários estão em constante transformação de pensamentos e comportamentos. Desse modo, é preciso que o curso evolua conforme as mudanças do público-alvo.

Cuidados importantes de UX para cursos digitais:

Além dos pilares citados anteriormente, é preciso ressaltar alguns outros pontos que merecem atenção quando o assunto é UX para cursos digitais.
É preciso que o curso além de intuitivo e com boa acessibilidade também seja desejável.

Isso porque de nada adiantará investir recursos em experiência do usuário se o serviço não for desejável, ou ainda, esquecer do lado estético.
Tendo em vista que hoje em dia, além de funcionalidade, os clientes também buscam designs atraentes.

Além disso, em muitos casos os alunos perdem o interesse em um curso por acharem que ele tem um visual ‘ultrapassado’, principalmente se tratando de um público mais jovem.

Considerações finais:

O sucesso de um curso digital depende em grande parte da boa experiência do aluno dentro da plataforma de ensino.
Para que o processo de aprendizagem seja eficaz, é necessário que a UX seja totalmente adaptada e personalizada de acordo com as demandas do público-alvo.

Ainda, se faz importante relembrar os pilares da experiência do usuário, que são: atratividade visual, funcionalidade, acessibilidade, credibilidade, intuitividade, desempenho e proximidade.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Fique à vontade para iniciar outras leituras do nosso blog.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE