Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Entenda o motivo pelo qual as empresas vêm aderindo à modalidade de cursos digitais para a especialização de seus colaboradores.

A modalidade de cursos digitais cresceu consideravelmente nos últimos tempos, e esse crescimento não passou despercebido pelas empresas, que também estão aderindo a isso. 

Esse fato se dá pelos inúmeros benefícios trazidos e possibilidades permitidas pela educação à distância, ou digital como também é chamada. Não é à toa que o mercado de aprendizado digital pode valer 19.05 bilhões de dólares em 2022. 

E não apenas para as escolas e universidades, mas principalmente para empresas dos mais diversos setores. Treinamentos e cursos de aperfeiçoamento profissional são bastante comuns, tanto como uma forma de especializar seus colaboradores quanto para mantê-los motivados e produtivos.

Agora, não é mais necessário fazer cursos presenciais e ter que mover uma série de recursos para fazer isso acontecer, graças à modalidade digital. Continue a leitura e conheça os benefícios do EAD aplicado à educação corporativa.

Porque as empresas vêm aderindo à modalidade de cursos digitais para seus colaboradores?

Trouxemos alguns dos principais motivos pelos quais os cursos digitais vêm ganhando popularidade e cada vez mais sendo aderidos por diversos tipos de empresas.

Custos mais acessíveis

Levando em consideração toda a infraestrutura necessária para um curso presencial, que envolve contratação de palestrantes, espaço, material, alimentação, entre outros, os cursos digitais são extremamente mais acessíveis!

Todos esses custos citados não são mais necessários! As empresas terão investimentos voltados para a gravação e softwares, ou aquisição do curso desejado, o que se comparado é muito menor, e que ainda pode ser facilmente compartilhado com muito mais colaboradores, em um espaço de tempo muito menor.

Contribui para o meio ambiente e para a acessibilidade

Os colaboradores não precisam se locomover, evitando gastos com transportes, por exemplo. E mesmo pessoas com alguma necessidade especial, como cadeirantes, por exemplo, não terão dificuldades para chegar e permanecer no local do treinamento. 

Também não é necessário imprimir materiais usando papel, usar copos plásticos ou guardanapos ou outros descartáveis, tornando um movimento muito mais sustentável.

Mobilidade para estudar em qualquer lugar

Treinamentos e cursos presenciais precisam acontecer em determinado espaço. Já os cursos digitais podem ser realizados onde quer que a pessoa esteja. 

Seja no transporte público, no caminho do trabalho, em casa ou mesmo no escritório, é possível assistir usando uma conexão com a internet nos smartphones, tablets ou computadores. Essa prática otimiza tempo e também ajuda a diminuir estresses que teriam com filas de espera e trânsito, por exemplo.

Ensino personalizado e efetivo

Cada pessoa tem uma forma de aprender que funciona melhor para ela. Por exemplo, alguns preferem assistir às aulas com calma e fazer anotações, outros só escutam e aprendem.

Os cursos digitais permitem que essas e outras pessoas façam tudo no seu ritmo e da forma que preferirem, sem acabar perdendo algum conteúdo importante ou tendo que se cansar com as aulas.

Uma consequência disso é um aprendizado muito mais efetivo e certeiro!

Ensino global

Um excelente ponto sobre o aprendizado digital é que não se restringe às localidades geográficas. Não é necessário trazer um palestrante, técnico ou outro profissional até a empresa para que ele possa dar o treinamento.

Agora, o especialista no assunto pode gravar uma aula em seu idioma de origem, onde quer que esteja e essa aula pode ser legendada e compartilhada com qualquer um ao redor do mundo.

Não é necessário ter uma grande infraestrutura

Para oferecer um curso ou treinamento para os seus colaboradores, muitas vezes a empresa precisa de auditórios ou grandes salas para acomodar a todos confortavelmente.

Não são todas as empresas que possuem esse espaço dentro de suas instalações, e alugar pode ser inviável tanto pelo custo do espaço em si quanto considerando a locomoção dos funcionários.

Mas isso não é um problema como os cursos digitais, pois nessa modalidade, os colaboradores podem aprender sem precisar sair da sua mesa, o que acaba sendo muito melhor para todos os envolvidos.

Facilidade de atualização de conteúdo

Novas tecnologias são lançadas diariamente, novas informações descobertas e isso por si só já é um desafio para muitas áreas. Se manter atualizado em meio a esse turbilhão de coisas não é simples, porém pode ser facilitado com a ajuda dos cursos digitais. 

Ao invés de ter que agendar um treinamento e resolver toda a infraestrutura necessária para tal, é possível simplesmente gravar uma aula e disponibilizá-la em um novo capítulo do curso. 

Treinamento rápido e eficiente de novos contratados

Contratar novos funcionários tem sido algo que pode ser considerado como “lado negativo”, que é a necessidade de disponibilizar alguém para apresentá-lo e treiná-lo na função. Porém essa é mais uma área em que os cursos digitais podem ser úteis! 

É possível criar e disponibilizar um curso introdutório dos processos da empresa, dos sistemas e da função em questão, criando um onboarding digital. Dessa forma, novas contratações são treinadas de maneira muito mais rápida e com menos recursos!

Outro ponto interessante disso também é que, caso surja alguma dúvida, o colaborador pode simplesmente retornar ao determinado capítulo do curso e relembrar.

Considerações finais

Como é possível perceber, a modalidade de cursos digitais é bastante ampla e proporciona diversos benefícios para todos os lados, seja dos estudantes e colaboradores, seja para as empresas que optaram por aderir à prática. 

Porém, para que seja possível aproveitar todos os benefícios citados anteriormente nesse texto, as empresas precisam encontrar uma plataforma que seja especialista em educação corporativa e conte com tecnologias e metodologias inovadoras. 

Dessa forma, seja para oferecer cursos criados interna ou externamente, todos os colaboradores poderão acessar e apreender de maneira simples, prática e eficiente. 

E justamente, a TOT é uma full service focada em educação corporativa e especialista em métodos de aprendizagem com tecnologia de impacto. Integrando Design Instrucional e UX Learning Design os objetivos de qualquer curso podem ser alcançados!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE