Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

O tempo em que as preocupações e investimentos das empresas eram focados somente na obtenção e fidelização dos clientes ficou no passado. Atualmente os esforços devem ser divididos entre os consumidores e os funcionados, e uma excelente maneira de fazer isso é investindo em educação corporativa.

A implementação de um programa de aprendizagem para os colaboradores funciona como uma ferramenta de gestão. Auxilia a suprir a deficiência de profissionais qualificados e impacta diretamente no desempenho e crescimento do funcionário na organização.

As vantagens da educação corporativa sobre o desempenho dos colaboradores podem ser aproveitadas por qualquer instituição.

Uma vez que entendemos que o capital humano é um dos ativos mais importantes que existe dentro das empresas, não existe nenhum motivo que impeça de investir tempo e recursos nesse capital que é de extrema valia e traz resultados significativos. Pensando nisso, no post de hoje iremos trazer os impactos que a educação corporativa tem sobre o desempenho e crescimento dos colaboradores em uma organização. Confira!

O que é a educação corporativa?

A educação corporativa é uma estratégia que incentiva o aprendizado interno e cria uma vantagem competitiva para a empresa.

Tem como principal objetivo ensinar e estimular os colaboradores busca por atualização e desenvolvimento de competências, agregando mais autoridade e eficiência ao dia a dia de trabalho e na sua performance dentro da instituição. Portanto, uma estratégia de ensino empresarial bem estruturada pode aprimorar os processos e o desempenho dos funcionários e setores. Desse modo, traz maiores resultados e consequentemente impacta no faturamento da organização.

A importância da educação corporativa no desenvolvimento do colaborador

A educação corporativa é essencial no desenvolvimento das habilidades dos funcionários, alinhando a visão do profissional com os valores da organização.

Os custos de capacitar os funcionários devem ser entendidos como investimentos e não despesas. Isso porque através do treinamento a empresa terá retorno em maior conhecimento e aptidão do colaborador, impactando na melhora do seu desempenho profissional.

O mercado se transforma com o passar do tempo. Desse modo, as habilidades necessárias para suprir as demandas das organizações se modificam e se tornam insuficientes após determinado período.

Por esse motivo, é imprescindível fornecer atualizações e aprimoramento de conhecimentos e competências para os funcionários periodicamente. Somente assim é possível garantir que o profissional continue produtivo e trazendo resultados. Além disso, a educação corporativa impulsiona a ascensão dos profissionais da empresa e possibilita promoções com mais facilidade. Isso porque prepara previamente o colaborador para assumir as responsabilidades de um novo cargo.

Benefícios da educação corporativa para o desempenho dos funcionários

colaboradores-desempenho

Como já vimos anteriormente a educação corporativa desempenha papel fundamental no crescimento e competências dos colaboradores de uma organização.

Mas ela também promove outros benefícios para os profissionais e consequentemente para a empresa que investe em treinamento e desenvolvimento. Confira a seguir quais são:

1# Aperfeiçoamento das habilidades

Por meio do treinamento, os funcionários podem desenvolver novas competências e habilidades que aumentam a produtividade, impactando no faturamento da instituição.

E é exatamente por esse motivo que é importante analisar o perfil de cada profissional para identificar as necessidades individuais de cada um e programar cursos específicos que auxiliem na melhora do desempenho dele no trabalho.

2# Maior engajamento dos colaboradores

Quando a empresa investe na educação corporativa demonstra para os funcionários que tem interesse do desenvolvimento e capacitação profissional deles. Consequentemente, os colaboradores se sentem valorizados e passam a ter maior motivação em desempenhar suas funções.

Além disso, com o treinamento adequado fica mais fácil e rápido realizar atividades que antes poderiam ser mais dificultosas ou trabalhosas por falta de conhecimento e/ou experiência.

3# Aumento da produtividade

Um funcionário treinado e que conhece todos os processos para o desempenho das suas atividades consegue produzir mais e em menor tempo.

Além disso, com a capacitação adequada, o número de retrabalho diminui consideravelmente, tendo em vista que erros comuns por inexperiências são evitados.

4# Melhora no clima organizacional e trabalho em equipe

A educação corporativa melhora o clima organizacional pois promove um entendimento da importância que cada profissional tem para a instituição, estimulando o trabalho em equipe.

E ainda, como um programa de ensino visa alinhar todos em um mesmo objetivo, acaba fazendo com que os colaboradores cooperem entre si para o alcance das metas.

5# Melhora das perspectivas profissionais

Quando os funcionários estão satisfeitos e motivados desejam permanecer nas empresas para as quais trabalham, visando um plano de carreira e promoções futuras.

E isso, além de ter um efeito positivo na trajetória profissional e pessoal de cada colaborador, também é muito valioso para a empresa. Isso porque o funcionário tende a se esforçar mais para trazer resultados, auxiliando ainda na redução da taxa de turnover.

A educação corporativa é mais eficaz se personalizada

A educação corporativa se torna mais assertiva quando personalizada de acordo com a necessidade de cada profissional.

Com a ajuda de abordagens de aprendizagem individualizadas, a empresa pode contextualizar e otimizar os funcionários de acordo com o seu nível de conhecimento. Fornecendo então o conteúdo mais adequado para que os resultados possam ser visualizados com maior rapidez.

Essa individualização se faz necessária, já que dentro de uma organização temos funcionários de faixa etárias distintas, com diferentes pensamentos, personalidades, culturas, velocidade de aprendizagem e com diversas outras particularidades trabalhando em conjunto.

Dessa maneira, pode se tornar impraticável desenvolver uma solução única de educação para todos os colaboradores da empresa.

Sendo assim, a educação personalizada pode suprir em grande medida a lacuna de conhecimento dos colaboradores. Isso porque diferentes conteúdos, metodologias, processos e ritmos de aprendizagem podem promover a formação de modo mais eficaz.

Como pudemos ver são diversos os benefícios da educação corporativa para o desenvolvimento e crescimento dos profissionais de uma instituição.

Entretanto, é preciso mencionar que as vantagens da implementação de um programa de aprendizagem corporativo vão além da qualificação dos colaboradores.

Isso porque a empresa também é beneficiada com o aumento de produtividade, redução do índice de rotatividade de funcionários e obtém melhora significativa no faturamento.

Conheça nossos cursos de prateleiras

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE