Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Para o aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores de uma empresa, além de salários justos e benefícios pelo cumprimento das metas, é preciso também desenvolver uma cultura organizacional baseada na educação corporativa.

Pois, as organizações exercem cada vez mais uma importante função para a formação de seus funcionários. Uma vez que, essas ações educativas capacitam as pessoas para exercerem as competências e as habilidades necessárias para o bom desenvolvimento das atividades do empreendimento.

Assim sendo, saber mais a respeito da educação corporativa é um fator fundamental para empreendedores e gestores. Então, se você deseja conhecer melhor esse tema, continue a leitura.

O que é educação corporativa?

Quando falamos de educação corporativa, nos referimos a um conjunto de práticas educativas, desenvolvidas pelas empresas, com o intuito de aperfeiçoar em seus colaboradores competências que se alinhem às necessidades da organização.

No entanto, essas práticas não se resumem a treinamentos e a transmissão de conhecimentos. É um processo que, por meio de metodologias efetivas, interioriza nos funcionários os saberes adquiridos e promove o seu compartilhamento.

Desta forma, a educação corporativa tem o potencial de aumentar a produtividade, além de estreitar os laços da relação entre os colaboradores e os propósitos da empresa, transformando, assim, a cultura organizacional.

Vale destacar também que ela é muito importante para manter o quadro de pessoal atualizado para a utilização das novas tecnologias disponíveis no mercado, um elemento fundamental para a época em que vivemos, quando as inovações devem ser vistas como oportunidades e não como desafios.

O uso de estratégias digitais na educação corporativa

A educação corporativa exerce seu potencial máximo quando são utilizadas boas estratégias educacionais, por isso, esta é uma questão relevante tanto para os colaboradores, que aprenderão com mais eficiência, quanto para os empregadores, que terão funcionários mais produtivos.

Uma pesquisa que fez um levantamento a respeito do treinamento e desenvolvimento de pessoas no Brasil, indicou que, em média, as empresas oferecem, para cada profissional, 15 horas de treinamento por ano, sendo apenas 23% de forma online.

Desta forma, podemos notar que grande parte das organizações ainda está fora do cenário digital, no que se refere à educação corporativa. Fato este que precisa mudar, frente às novas formas de organização do trabalho e do ensino, que se apresentam na chamada era da informação.

Incluir-se digitalmente faz com que a organização possa elaborar estratégias tecnológicas e inovadoras que agregam valores, otimizam os resultados e diminuem os custos. Trazendo, desta maneira, um novo patamar de competitividade.

Portanto, a tecnologia também deve ser uma aliada no que se refere à educação corporativa, proporcionando as melhores soluções e metodologias para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Algumas metodologias utilizadas na educação digital

Reunir os funcionários em um ambiente físico e no mesmo horário é uma dificuldade para muitas empresas, sendo assim, a educação mediada por meios digitais é uma ótima solução para este problema.

A educação digital é uma modalidade de ensino complexa, que para o seu melhor desenvolvimento faz uso de variadas metodologias, que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, dentre elas podemos citar:

●        Gamificação, que utiliza mecânicas e dinâmicas de jogos no âmbito educacional para engajar as pessoas, resolver problemas e, dessa forma, melhorar o aprendizado;

●        Trilha de aprendizagem, que combina as necessidades da organização com os objetivos pessoais dos colaboradores, por meio de uma forma de aprender otimizada e personalizada, utilizando, para isso, um conjunto adaptado, estruturado e continuado de práticas educativas;

●        E-learning, que por meio de um ambiente virtual de aprendizagem emprega recursos de vídeo, áudio, escritos e interativos, para promover o aprendizado;

●        Microlearning, uma estratégia educacional que utiliza unidades de conteúdos pequenas e objetivas, para desenvolver competências específicas, de maneira mais rápida. Mas é importante que o colaborador possa assimilar e colocar em prática os conhecimentos trabalhados, por isso, o tema não pode ser simplesmente reduzido sem a devida metodologia;

●        Mobile learning, é uma modalidade de ensino à distância baseada na utilização de dispositivos móveis com acesso à internet, como instrumentos complementares para a aprendizagem.

É importante deixar claro que a educação corporativa é uma modalidade de ensino bastante ampla, que pode empregar diversas tecnologias em sua prática. O importante é cumprir o seu objetivo, que é capacitar os profissionais de acordo com suas aspirações e com as necessidades da empresa.

A importância da educação corporativa para as empresas

Agora que vimos o que é educação corporativa, podemos compreender que as empresas  que aplicam este tipo de capacitação para o desenvolvimento de seus funcionários tem um grande retorno em produtividade e em engajamento.

Visto que, investir no desenvolvimento das pessoas e de suas carreiras faz com que elas estejam mais propensas a “vestir a camisa” da empresa, pois sentem-se realizadas, gratas e mais motivadas. Além disso, ficam mais confiantes no exercício de suas tarefas.

Podemos dizer também que ter profissionais bem preparados, que conhecem a fundo os temas relacionados às atividades da companhia, faz com que tenhamos à nossa disposição pessoas capazes de compreender a complexidade dos procedimentos, que podem ver eventuais falhas e sugerir melhorias, e assim aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços.

Desenvolver as competências e as habilidades também faz com que os colaboradores se encontrem mais capacitados para os momentos em que tiverem que tomar decisões importantes, diminuindo o risco de erros.

Portanto, com o que vimos, pode-se dizer com clareza, que a educação corporativa traz, como uma de suas principais consequências, impactos positivos na cultura organizacional, que proporciona uma grande vantagem competitiva e de maneira simultânea surge a cultura de aprendizagem.

Considerações finais

A educação corporativa, como vimos, é um efetivo instrumento de aperfeiçoamento dos colaboradores de uma organização e suas principais consequências são o aumento da produtividade, do engajamento e, consequentemente, da competitividade.

Se você se convenceu de que a educação corporativa é uma importante estratégia e deseja implementá-la em sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo através do chat. Um especialista está disponível para encontrar a melhor metodologia para o seu programa de ensino.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE