Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Saiba como propagar a cultura do digital dentro da sua empresa e alguns dos benefícios que a prática pode trazer. A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja em casa, nas escolas ou também no trabalho. Atualmente realizamos em poucos minutos atividades que eram feitas em horas ou dias no passado, como uma transação bancária.

Como consequência, aumentamos a produtividade e ganhamos mais tempo livre para outras tarefas importantes. Não é à toa que as mais diversas empresas estão percebendo os benefícios de investir na transformação digital e, consequentemente, estão buscando formas de propagar essa cultura dentro de suas instalações.

Assim, decidimos trazer um conteúdo sucinto a respeito do que é essa cultura digital, quais os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa e como implementar e propagar essa cultura dentro do ambiente organizacional.

O que é uma “cultura digital”?

A cultura digital nada mais é que uma mentalidade com foco no digital, ou seja, que integra tecnologias nas mais diversas áreas do dia a dia. Ela diz respeito ao conjunto de mudanças que as máquinas e a internet como um todo trazem.

Em algumas empresas é comum encontrar o uso do termo “Mindset Digital”, que refere-se a esse mesmo processo. Isso inclui, por exemplo, o uso de aplicativos, inteligência artificial, redes sociais, maquinário e outras tendências digitais, de maneira integrada e difundida em cada setor e na empresa como um todo. 

O digital veio para facilitar. Facilitar o aprendizado e capacitação, facilitar os trabalhos e funções, facilitar a análise e armazenamento de dados e muito mais, trazendo uma série de benefícios e infinitas possibilidades e oportunidades.

Os benefícios da cultura digital dentro de um ambiente organizacional

No mundo corporativo, as tecnologias contribuem para uma maior competitividade, produtividade e consequentemente destaque no setor em questão. Porém, uma cultura digital completa dentro de uma empresa pode trazer benefícios ainda maiores, independentemente do setor.

Primeiramente, podemos citar a otimização dos processos, graças a um fluxo de informações único e organizado que as tecnologias proporcionam, além de relativamente mais simples. 

Outro benefício bastante evidente é a padronização dos ideais organizacionais e de cada função, sendo que essa padronização é fundamental para implementar essa cultura dentro da empresa. 

Além disso, melhora a atuação dos diversos departamentos da empresa, levando em consideração que torna os processos mais ágeis, simples, eficientes e econômicos.

Ao implementar as ferramentas adequadas de acordo com as necessidades da empresa, é possível aumentar a motivação da equipe, que pode trabalhar com mais prazer com a automação como aliada, reduzindo a necessidade de realização de tarefas repetitivas e entediantes. Assim, é possível focar seu tempo em atividades mais produtivas e estratégicas. 

Por fim, vale a pena também dizer que a cultura do digital também preza pelas métricas, ou seja, pela análise de dados de cada processo, metodologia ou acessório. Isso permite um estudo aprofundado do que está ou não trazendo retorno para a empresa e, consequentemente, para tornar estratégias ainda mais eficientes.

Como propagar a cultura digital dentro da sua empresa?

Para propagar a cultura digital dentro da sua empresa é preciso que toda a instituição esteja voltada à transformação digital. Desde os gestores até os colaboradores, e todos em sintonia, com as mesmas mentalidades. 

Para isso, é preciso ter uma estratégia bem definida e que envolva todos os setores da empresa, sendo que a melhor e mais eficaz forma de fazer isso é por meio de treinamentos e cursos capazes de estimular o Mindset Digital. 

Sendo assim, percebe-se que a educação corporativa é uma ferramenta poderosa, mas que ainda não tem todo o seu potencial explorado pelas organizações. 

Por meio de cursos é possível não só capacitar seus colaboradores, como também motivá-los, padronizar processos, potencializar a produtividade e também difundir a cultura organizacional e os ideais da empresa. 

Ou seja, por meio de experiências de aprendizado é possível propagar a cultura do digital dentro da sua empresa. Mas não apenas com “aulas”, mas também com a ajuda das próprias tecnologias para a propagação desse conteúdo, por exemplo. As possibilidades são diversas e variam conforme os objetivos de cada empresa. 

Dessa forma, é preciso investir nessa estratégia, porém sempre tendo em mente que os resultados não são imediatos. Mudar a cultura interna é um processo de médio à longo prazo, mas os benefícios fazem valer a pena. 

O ideal é que a ideia de propagar a cultura do digital dentro da sua empresa parta dos líderes e do setor de Desenvolvimento de Humano Organizacional ou Recursos Humanos. Isso porque são eles que irão supervisionar e incentivar os colaboradores e são responsáveis pela tomada de decisão.

Por fim, é evidente que o não aproveitamento desta oportunidade oferecida pela inovação tecnológica dificulta o desenvolvimento da empresa. Sendo assim, a implementação de recursos estratégicos modernos deve ser vista como uma prioridade para as instituições que têm como objetivo permanecer competitivas e prósperas.

Na prática

Muitas vezes, para a implementar e propagar a cultura do digital dentro da sua empresa é necessário colocar em prática metodologias da educação corporativa e suas ferramentas de apoio.

Os pontos positivos da educação e aprendizado dentro das empresas são diversos e para todos os envolvidos, desde os colaboradores até os supervisores e stakeholders. 

Porém, para que isso aconteça é preciso que o conteúdo seja bem estruturado e devidamente distribuído. Além disso, é preciso se atentar às necessidades individuais de cada organização, pois as estratégias que funcionam para uma podem não ser tão eficazes para outra.

Por esses e outros motivos, pode ser bastante interessante que sua empresa contrate uma full service focada na educação corporativa, que além de desenvolver a capacitação de seus colaboradores, também atua na implementação da cultura do digital. Isso porque, empresas como a TOT Educa, por exemplo, são especialistas em métodos de aprendizagem com tecnologia de impacto, áreas fundamentais para propagar essa cultura dentro da sua empresa. 

Entre em contato conosco e vamos juntos criar uma estratégia para o seu negócio!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE