Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

O desenvolvimento comportamental é um processo que abrange uma série de aspectos diferentes, como desenvolvimento pessoal, relações interpessoais e cultura organizacional.

O objetivo deste artigo é discutir a importância do desenvolvimento comportamental dos colaboradores e como ele pode ser promovido. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura.

Principais tendências comportamentais do profissional do futuro

O profissional do futuro é aquele que não só tem facilidade em aprender coisas novas, mas também de se adaptar a novos cenários e realidades.

As qualificações mais buscadas geralmente estão associadas às hard skills, ou seja, conhecimentos técnicos. No entanto, a interação social também é fundamental para o sucesso da empresa – em qualquer porte. E o comportamento de cada um acaba influenciando o todo.

Com base nisso, listamos algumas das principais tendências comportamentais dos profissionais do futuro:

  • Trabalho colaborativo: Eles estarão acostumados a trabalhar em ambientes colaborativos, uma vez que não terão que passar pela hierarquia tradicional como seus predecessores costumavam fazer.
  • Empreendedorismo: No futuro, os profissionais precisarão ter algumas habilidades empreendedoras. Em uma empresa, os chamamos de “intraempreendedores”.
  • Inteligência emocional: A cada dia vemos a demanda por funcionários com essa característica aumentar. Isso porque a falta de inteligência emocional pode causar grandes problemas no local de trabalho e até mesmo levar a questões mais sérias, como intimidação e assédio sexual.
  • Habilidades de comunicação excepcionais: Para ter sucesso em qualquer área, da medicina ao marketing, é preciso ter a capacidade de articular seus pensamentos e ideias com clareza, tanto por escrito quanto falando.
  • Adaptação rápida: O mundo está mudando e se adaptando rapidamente e os futuros profissionais precisarão acompanhar. As habilidades que desenvolvemos hoje estarão desatualizadas amanhã.

Como promover o desenvolvimento comportamental dos colaboradores da sua empresa

Os colaboradores são um ativo fundamental em qualquer empresa. A capacidade de desenvolvimento e vantagem competitiva dependem diretamente das pessoas que ali trabalham.

Então, é evidente que o comportamento de cada um é capaz de interferir positivamente ou negativamente no desempenho dos negócios. Dessa forma, é ideal que o colaborador esteja completamente alinhado com os valores e objetivos da organização em que atua.

O perfil comportamental deve incluir, mas não se limitar a, traços pessoais (por exemplo, iniciativa), conhecimento (habilidades específicas da indústria) e atitudes (por exemplo, uma abordagem de mente aberta).

Para criar esse perfil, as organizações devem começar identificando a cultura desejada e quais comportamentos a compõem. Por exemplo, se a cultura desejada é “inovadora”, alguns exemplos de comportamentos-chave seriam criatividade e assumir riscos.

Em seguida, é indispensável fornecer treinamentos e a educação necessários para que os profissionais possam estimular essas condutas.

Um curso introdutório à cultura da empresa, por exemplo, é uma boa maneira de ajudar as pessoas a entender o que normalmente se espera delas em termos de comportamento e abordagem. Esse conteúdo também pode ajudar a alinhar as expectativas dos novos contratados.

A TOT Educa, especialista em métodos de aprendizagem com tecnologia de impacto, conta com diferentes recursos para promoção do desenvolvimento comportamental dos colaboradores. Com a Fábrica de Conteúdo, serviço de produção de cursos digitais para o treinamento de seus colaboradores, utilizamos diferentes metodologias como storytelling, realidade aumentada e virtual, vídeos em 360º, cinema, games e aplicativos para estimular o desenvolvimento comportamental da sua equipe, bem como outros objetivos da organização.

Já com os Cursos de Prateleira, você encontra materiais prontos voltados para o treinamento comportamental e técnico, com temas estratégicos como Inteligência Emocional e Diversidade.

Como lidar com a resistência aos treinamentos de desenvolvimento comportamental?

Os funcionários às vezes podem ser resistentes a mudanças de comportamento. Nesse sentido, é fundamental que o departamento de RH esteja preparado para lidar com esse comportamento, além de apto a contextualizar o colaborador sobre os benefícios de buscar evoluir.

O gestor deve ser capaz de explicar os objetivos do treinamento, além de deixar os participantes entenderem como ele os ajudará e ser capaz de responder a quaisquer questões ou preocupações levantadas pelo grupo.

A chave para promover a mudança de comportamento nos colaboradores é tornar esse processo desejado, tangível e observável para todos os envolvidos.

Quais são os benefícios do treinamento comportamental de funcionários

O treinamento de funcionários por meio de uma abordagem comportamental é um passo fundamental para qualquer empresa que busca promover uma cultura de excelência.

O processo não se trata apenas de mudar o comportamento da equipe, mas também de mudar a mentalidade. Trata-se de fornecer aos funcionários conhecimentos e ferramentas que os capacitarão a promover mudanças em seu ambiente de trabalho, bem como em si mesmos.

Alguns benefícios do treinamento comportamental são:

  • Maior autocontrole e autoconsciência;
  • Desenvolvimento de uma postura mais profissional;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Funcionários mais motivados e produtivos;
  • Redução da rotatividade de funcionários;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Fortalecimento do trabalho em equipe;
  • Melhora na comunicação.

Mudança de comportamento significa levar os profissionais certos ao nível certo de engajamento.

O desenvolvimento comportamental pode ser resumido como a compreensão de como as ações dos colaboradores afetam os outros e a si próprios, e como encontrar maneiras de mudar esses comportamentos para o bem de todos (empresa, funcionários, clientes e fornecedores).

A mudança de comportamento acontece mediante o desenvolvimento do senso de responsabilidade. Pois, quando o colaborador está ciente de que suas ações podem ter consequências para si e para os outros, ficará mais engajado em seguir a política da empresa.

Esse treinamento pode ser realizado remotamente, com o uso de ferramentas digitais e de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

Quer saber como tudo isso funciona na prática? Entre em contato com o nosso consultor pelo chat ou solicite uma ligação.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE