Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Como preparar seus colaboradores para cursos digitais?

Saiba mais sobre como preparar seus colaboradores para cursos digitais e garantir a motivação e os resultados positivos.

Os cursos digitais estão cada vez mais populares no meio organizacional, afinal são uma excelente forma de capacitar os colaboradores, mantê-los motivados e melhorar a performance da empresa como um todo.

Esses cursos nada mais são que métodos de ensino que fazem uso de tecnologias digitais para promover o aprendizado. Ou seja, usam a internet, aplicativos, smartphones e outros dispositivos para viabilizar as aulas e o acesso às matérias.

Por permitirem um estudo personalizado, em que cada indivíduo pode acessar e fazer as atividades em seu próprio tempo e onde quer que esteja, e também por ser bastante acessível e diverso, ele se destaca dos métodos convencionais de ensino e aprendizagem.

Todos os envolvidos, seja a empresa, instituição de ensino ou os estudantes, são beneficiados. Porém, é preciso saber como preparar seus colaboradores para cursos digitais e garantir assim a motivação e os resultados dos mesmos.
Uma vez que você já estruturou seus conteúdos de acordo com as necessidades da sua empresa e as preferências dos seus colaboradores, o próximo passo é justamente compartilhar os cursos digitais com os mesmos.

Para se ter um resultado positivo de um curso digital, é preciso preparar seus colaboradores para que tenham um melhor aproveitamento do conteúdo, fazendo que o curso digital tenha a mesma experiência e conteúdo do presencial.

Mas como preparar esses colaboradores para receber e colocar isso em prática?

Crie campanhas de incentivo à capacitação

Um dos primeiros exemplos que se vem à mente quando se pensa em preparar o terreno para algo, é justamente o de criar campanhas com foco no incentivo. Nesse caso em questão, campanhas que incentivem a capacitação profissional e a participação nos cursos digitais.

Isso envolve três pontos: motivação, reconhecimento e recompensa. É preciso pensar no que vai motivar os seus colaboradores, reconhecer o seu esforço e comprometimento e também recompensá-los por isso.

Aqui, as possibilidades são infinitas e vão depender do tipo de negócios e os seus objetivos. Algumas dicas são traçar metas individuais e coletivas, pensar e divulgar recompensas e analisar os resultados de maneira justa. E sempre comunicando e divulgando todos esses pontos.

Vale ressaltar também que é fundamental sempre manter uma comunicação clara e objetiva, evitando quaisquer problemas futuros que possam abalar a sua estratégia e o seu relacionamento com os colaboradores.

Tenha a gestão como exemplo

Não adianta querer que seus colaboradores façam cursos digitais e participem de eventos se os gestores deles não o fazem. O exemplo precisa vir da liderança!

Então para preparar seus colaboradores para cursos digitais, você precisa primeiro oferecer esse programa para os gestores. Existem, por exemplo, cursos de gestão de pessoas ou para se aperfeiçoarem nas tecnologias usadas no dia a dia.

Inclusive, quando os gestores fazem esses cursos, eles também se tornam preparados para solucionar dúvidas de seus subordinados e para auxiliá-los no processo de ensino. Isso contribui para um melhor aprendizado, aumenta o engajamento e também motiva a equipe!

Sensibilize seus colaboradores

As campanhas de incentivo não são suficientes. Obviamente que concorrer a prêmios é uma excelente motivação, porém isso não é o bastante para mudar a cultura organizacional a respeito dos cursos digitais.

Seus colaboradores precisam entender a real importância de estarem constantemente estudando e se capacitando, tanto dentro do contexto da empresa quanto pessoalmente, sobre suas possibilidades para o futuro.

Se a empresa possui um plano de carreira, essa pode ser uma excelente oportunidade de apresentá-lo aos interessados, explicando como os cursos digitais fazem parte desse processo. É interessante também entrar em detalhes sobre o que será tratado em cada curso e como isso se enquadra dentro do dia a dia de cada um.

Oriente sobre o uso e as melhores práticas da plataforma

Como preparar seus colaboradores para cursos digitais envolve também orientá-los sobre o uso das plataformas e as melhores práticas para aprender e conviver em harmonia dentro dela.

Isso pode ser feito pelos próprios gestores, que já deveriam conhecer o funcionamento das mesmas, ou por meio de treinamentos próprios, ou quem sabe de um pequeno curso digital explicativo da plataforma em questão.

Principalmente no começo, várias dúvidas podem surgir, então é interessante ter uma equipe preparada para solucionar quaisquer problemas e tornar essa experiência ainda melhor.

E sim, é muito importante ter essa orientação, afinal caso a plataforma seja muito complexa e confusa, os colaboradores podem ficar desmotivados e optarem por não prosseguir com o aprendizado.

Ofereça incentivos e oportunidades

Além de prêmios dentro das campanhas de conscientização, é interessante para as empresas também oferecer outros incentivos e oportunidades internas.

Por exemplo, deixar em aberto a possibilidade de crescimento interno, dentro do plano de carreira de cada um, oferecendo concursos internos ou benefícios salariais para aqueles que concluírem os cursos, por exemplo.

Para isso, é preciso analisar as possibilidades internas e avaliar o que melhor se enquadraria dentro de cada setor.

Considerações finais

Preparar seus colaboradores para cursos digitais pode ser um desafio se não for feito de maneira adequada. É preciso motivá-los e educá-los, sem nunca esquecer que também são humanos e que nem todos têm consciência das oportunidades que podem surgir a partir disso.

Assim, é necessário ter paciência e agir em conjunto com os gestores e os setores de departamento pessoal para estudar as necessidades da empresa e as habilidades que estão faltando para supri-las. Para então criar ou contratar cursos digitais especializados nos assuntos em questão e então colocar as dicas em prática para preparar seus colaboradores.

E inclusive, a TOT Educa também pode te ajudar a traçar estratégias personalizadas sobre como preparar seus colaboradores para cursos digitais, de acordo com as características e necessidades deles e da empresa como um todo. Entre em contato conosco ou aguarde o retorno de um de nossos especialistas para saber mais sobre como isso pode funcionar!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE