Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Entenda como o Mobile Learning pode ser estratégico para capacitar sua equipe e auxiliar a sua empresa a crescer nos mais diversos aspectos. 

A capacitação contínua dos colaboradores é algo essencial para qualquer negócio, afinal novas tecnologias e informações são descobertas diariamente, e tudo está em constante mudança. Ou seja, para continuar em funcionamento e permanecer crescendo, é preciso se atualizar, e investir na atualização da sua equipe. 

A forma mais comum de se fazer isso envolve a atuação da educação corporativa, com cursos dos mais variados assuntos, de relevância para o negócio em questão. 

E o que cada vez mais líderes estão percebendo é que não é mais necessário que os treinamentos corporativos aconteçam de forma presencial. É possível utilizar novos formatos, como o Mobile Learning. Saiba mais no artigo de hoje!

O que é Mobile Learning?

Mobile Learning é uma nova modalidade de ensino que  faz uso dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, de maneira a viabilizar o aprendizado no ensino a distância. Como o próprio nome diz, nada mais é que o “ensino móvel”. 

Ou seja, ele permite que aulas, treinamentos e outros conteúdos sejam acessados e reproduzidos nos mais diversos dispositivos, de maneira rápida e simplificada. 

Para que isso seja possível, são utilizados aplicativos didáticos móveis desenvolvidos propriamente para essa finalidade, ou páginas da web devidamente adaptadas para as pequenas telas e para serem acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar. 

É bastante comum, também, a integração desses aplicativos didáticos com outras plataformas bastante comuns no dia a dia, como as de reprodução de vídeo, troca de mensagens ou até mesmo redes sociais, dependendo dos objetivos do aprendizado. 

Podemos dizer também que essa estratégia usa de formatos e tendências como o microlearning, a gamificação e o social learning, de maneira a melhorar a experiência do usuário e melhorar a absorção do conteúdo e, consequentemente, o aprendizado. 

Todas essas e outras características do Mobile Learning fazem com que essa estratégia seja muito benéfica a todos os envolvidos. 

Porém, é válido ressaltar que ele não exime a necessidade de um docente para o preparo e supervisão das aulas – como muitos erroneamente imaginam. 

E ainda, o Mobile Learning é muito bem visto como uma estratégia de ensino corporativo.

Como o Mobile Learning pode ser estratégico para capacitar sua equipe

No ensino corporativo, o Mobile Learning pode ser estratégico para capacitar sua equipe, principalmente quando precisamos levar conhecimentos novos e manter seus colaboradores atualizados, motivados e engajados com a empresa. 

Primeiramente, é possível citar que o Mobile Learning proporciona uma imensa flexibilidade no que tange o ensino e aprendizado

Não é mais necessário parar por algumas horas em um dia e local específico para fazer o treinamento. Agora, seus colaboradores podem acessar o conteúdo enquanto estiverem no transporte público, por exemplo, ou em suas casas, esperando para ser atendido em algum estabelecimento, ou outras situações diversas. 

Ainda dentro dessa flexibilidade, cada pessoa tem um processo e ritmo de aprendizado diferente, e essa modalidade permite que elas estudem no horário que preferirem, parando e voltando às aulas para revê-las caso sinta ser necessário. 

Esse é um dos motivos que dão ao Mobile Learning excelentes taxas de retenção e envolvimento dos colaboradores.

E os alunos também terão mais tempo e mais motivação para interagir e engajar no curso!

Claro que não é preciso usar apenas os dispositivos móveis, a modalidade também permite a integração com outras metodologias, inclusive treinamentos práticos dentro da própria empresa. E vale ressaltar que também é facilmente adaptada para permitir a realização dos mais diversos treinamentos, capacitações e cursos Mobile.

Outro ponto positivo é a usabilidade desse formato para equipes que operam em trânsito, trajetos ou traslados. É o caso de vendedores externos, motoristas, supervisores regionais, técnicos de manutenção e assistência in loco ao cliente. 

Esse grupo de colaboradores costuma ter uma rotina mais instável e dificilmente está disponível dentro da empresa para treinamentos.

Implementando o Mobile Learning no ensino corporativo

Como você pode ver, o Mobile Learning pode ser estratégico para capacitar sua equipe, trazendo uma série de benefícios para todos. 

Para isso, você deve primeiramente fazer um mapeamento e diagnosticar as necessidades da sua empresa e da sua equipe, de maneira a identificar áreas que precisam ser melhoradas para poder então planejar o desenvolvimento estratégico nesses setores e na empresa como um todo. 

Com isso, é possível analisar se essas áreas podem ser atendidas com o formato de aprendizado remoto, se não existe a obrigatoriedade de treinamentos presenciais, por exemplo, ou se podem atuar em conjunto com alguma outra estratégia de ensino e aprendizagem. 

Em caso positivo, é possível criar seu próprio projeto de educação empresarial e buscar uma plataforma ou um time de desenvolvedores para tornar isso realidade, ou já buscar uma solução que contenha algum desses cursos relacionados já em sua base de dados para disponibilização aos profissionais. 

Entre os materiais para a viabilização do Mobile Learning, podemos citar: vídeo aulas, redes sociais acadêmicas, e-books ou livros digitais, cursos e-learning, jogos digitais e aplicativos próprios. 

O ideal é buscar uma plataforma completa, que já atue na área e que possua uma grande variedade de materiais à disposição, justamente para poder adaptar e compartilhar melhor o conteúdo com seus colaboradores!

Considerações finais

Agora que você viu como o Mobile Learning pode ser estratégico para capacitar a sua equipe, não demore para implementar essa metodologia dentro da sua empresa!

A TOT Educa é uma full service em educação corporativa e pode te auxiliar durante todas as etapas do processo, desde a viabilização até a distribuição dos conteúdos! E também temos um portfólio próprio de cursos sobre assuntos relevantes a qualquer negócio. 

Entre em contato via chat com um de nossos consultores, estamos online!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE