Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Lema do Bootcamp: Não deixe nada para depois!

Quando buscamos treinamentos ou qualificações profissionais a necessidade de um resultado rápido é uma vantagem frente ao processo de aprender versus aplicar.

Neste contexto educacional existe um movimento das capacitações online e/ou mistas (com atividades síncronas e assíncronas) para uma imersão de conhecimento. É como participar de algo que de fato faz sentido para você aplicar, nem sempre só na vida profissional, mas pessoal também.

O termo “Bootcamps” surgiu, segundo a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, na prática de exercícios físicos por militares norte-americanos.  No processo de treinamento, estrategicamente os soldados eram organizados para que ficassem todos juntos (em imersão) por um determinado período. Para este período o foco era conduzir os soldados a treinamentos intensos através de alta carga de prática, levando-os em um rápido e estratégico aprendizado.

Pensando neste contexto militar, as equipes do Vale do Silício idealizaram a prática para o universo das startups, mas com um viés de imersão educacional direcionando o conhecimento em um período curto de tempo.

Qual a relação com a Educação Corporativa?

Nos tempos que o protagonismo profissional é fundamental na resolução de problemas, precisamos nos adequar para uma nova experiência (ambientes diferentes com vários desafios em grupo, aperfeiçoar a atuação dentro da empresa, administrar processos de comunicação, inserção em tecnologias, entre outras) o que gera através da educação corporativa e treinamentos de imersão uma nova percepção: eu posso fazer diferente do que estou fazendo hoje, consigo perceber onde posso contribuir em minha atuação e posso acrescentar meu conhecimento nas atividades que desenvolvo de forma rápida e eficaz.

Experiência de Aprendizagem

A ideia de cursos seguindo uma metodologia de Bootcamp, é aprender de uma forma prática e dinâmica, a partir de qualquer problema real. O foco aqui é proporcionar experiências, através do ensino e aprendizagem por meios tecnológicos e preparando o profissional para os desafios presentes no mercado de trabalho. 

Então existe uma vantagem de engajamento por meio de um Bootcamp e não por um Treinamento tradicional?

Através da aprendizagem de um conteúdo específico, levando em consideração a atividade de algum projeto ou até mesmo de um problema a ser solucionado, gera o engajamento. Sendo de uma forma imersiva, em um curto espaço de tempo, utilizando metodologias ativas para a aplicação de novas habilidades na solução de problemas reais proporciona um cenário de atuação colaborativa.

Em contrapartida, em um treinamento tradicional a aprendizagem se torna mais passiva, onde a construção das informações fica estagnada e o aprendiz se torna apenas um receptor de conhecimentos.

Como e onde aplicar um Bootcamp na Educação Corporativa?

Podemos dizer que um Bootcamp se trata de um projeto, e para desenvolvê-lo seguimos algumas premissas de metodologias ativas, também conhecidas como método ágil ou cascata. 

Na prática ele possui dois momentos, um online e outro presencial, com o apoio de um especialista no assunto de imersão. Alguns pontos que podem ser seguidos, como exemplo em um treinamento utilizando Bootcamps:

1º Modelagem Bootcamp – Defina o escopo, estratégias e premissas.

2º Objetivo do Bootcamp – Exemplifique o objetivo a fim de trazer impactos à cultura da empresa.

3º Orçamento – Viabilize os momentos online e presencial no orçamento da área.

4º Público alvo – Defina a quem se destinará o seu treinamento, lembre-se que o Bootcamp se trata de uma imersão voltada a um tema específico dentro de uma determinada área de atuação.

5º Ferramenta ou metodologia – A ferramenta precisa ser adequada com o objetivo do evento, bem como trazer de forma interessante o conteúdo.

6º Cronograma – Desenhe um cronograma de como vão ocorrer os encontros online/presenciais apontando e estabelecendo todos os acontecimentos.

As vantagens de se aplicar um treinamento imersivo vai muito além de passar apenas um conteúdo em um espaço curto de tempo, a aprendizagem neste formato transfere mais engajamentos/motivações e variáveis de observação nos momentos das avaliações e de crescimento profissional.

O que é necessário para desenharmos uma boa experiência de aprendizagem por Bootcamps?

É preciso trazer soluções de aprendizagem que vão estar focadas em Metodologias Ativas, de Planejamento em aprendizagem, Learning Experience Design e assim proporcionar uma experiência única de imersão de conhecimento. 

Interessou pelo assunto, ou não sabe por onde começar? A TOT pode te auxiliar neste processo!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE