Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

“As crianças atualmente já nascem sabendo mexer nas tecnologias”, com certeza você já disse ou ouviu alguém falando essa frase.

Acontece que ela é a mais pura verdade, a tecnologia já faz parte das nossas vidas e está presente desde a infância. Na fase adulta ela se torna praticamente indispensável.

No entanto, embora o uso excessivo dessas modernidades possa trazer malefícios, também gera inúmeras vantagens, como no âmbito educacional, por exemplo.

E é sobre isso que vamos abordar no artigo de hoje. Continue a leitura e descubra como estimular a aprendizagem na era digital.

A tecnologia como aliada da educação

As instituições não devem querer competir com os recursos tecnológicos, independentemente do perfil dos alunos. É preciso utilizá-los estrategicamente a favor da educação para potencializar os resultados.

O uso de diferentes ferramentas torna a aula mais atrativa e aumenta o nível de atenção e engajamento por parte dos alunos.

Além disso, não é necessário mudar completamente a dinâmica atual de ensino para perceber efeitos positivos na aprendizagem. 

Isso porque os mecanismos digitais podem ser utilizados em conjunto ou como complemento e reforço do que foi aprendido de forma tradicional.

Um exemplo disso é a realidade virtual aplicada aos treinamentos. Dessa forma, primeiro o aluno aprende todas as teorias e depois pode fazer uma simulação prática.

Com isso, o ensino é aprimorado e os alunos passam a ter uma nova visão do que é o aprendizado. Desse modo, estudar deixa de ser algo maçante e tedioso e passa a ser um momento legal e proveitoso do dia.

Aprendizagem corporativa na era digital

A tecnologia para aprendizagem está presente nos mais diversos segmentos. No mundo corporativo ela tem sido amplamente utilizada para aprimorar os treinamentos e promover maior engajamento dos colaboradores.

Isso ocorreu pois os métodos de ensino convencionais de educação empresarial já não trazem resultados tão satisfatórios.

Por esse motivo, as instituições tiveram que se atualizar, fazer adaptações e encontrar novas metodologias para aprimorar o ensino.

Conforme citamos anteriormente, as pessoas praticamente já nascem conectadas e informatizadas, por isso os meios tradicionais de obtenção de conhecimento estão perdendo espaço para os recursos tecnológicos.

Sendo assim, para atrair a atenção dos alunos pelo maior tempo possível é necessário utilizar estratégias que naturalmente os deixem interessados.

Para facilitar esse processo de transição há inúmeras possibilidades de recursos e ferramentas que potencializam os resultados da aprendizagem corporativa. Conheça os principais abaixo:

  • Gamificação

Como o próprio nome sugere, a gamificação utiliza jogos para treinar e capacitar os colaboradores de uma instituição.

Essa estratégia é aplicada em diversos segmentos e para diferentes finalidades. Porém, no ambiente corporativo ela é uma maneira bastante utilizada de aumentar o engajamento dos funcionários.

Um bom treinamento convencional periódico pode exigir um alto investimento, no entanto, através da gamificação é possível alcançar ótimos resultados e com menos recursos.

Os jogos são uma excelente maneira de estimular a aprendizagem na era digital, pois esse é um tipo de entretenimento e lazer que é familiar para muitos dos colaboradores desde a infância.

A prática inclui a definição de tarefas de acordo com os objetivos da empresa e necessidades de cada colaborador.

Além disso, é possível estabelecer regras e aplicar recompensas reais para os profissionais que concluírem com êxito as missões propostas no game. Alguns exemplos são folgas, bônus salariais ou acréscimos no vale alimentação/refeição.

  • Robotização

Robotização utiliza sistemas de inteligência artificial para dar suporte a determinados processos de educação digital.

Como exemplo temos os chatbots que podem ser usados ​​para responder às perguntas dos alunos.

Esse recurso também permite a correção automática de atividades e provas. Além disso, é possível fazer a detecção instantânea de erros comuns e fornecer a explicação, como pronúncia, gramática e outros.

  • Realidade virtual

A realidade virtual já é utilizada há bastante tempo em plataformas de games, mas no âmbito educacional esse recurso tem ganhado cada vez mais força.

O uso dessa ferramenta ajuda a estimular a aprendizagem na era digital e possibilita que os alunos pratiquem atividades perigosas antes de enfrentar a situação real.

Essa estratégia é bastante utilizada para profissões de risco ou que não permitam erros, como as áreas da saúde, por exemplo.

Sendo assim, com a realidade virtual é possível praticar tarefas que serão necessárias na sua rotina de trabalho com maior segurança.

  • Vídeos

As aulas em vídeo são bastante eficazes para estimular a aprendizagem na era digital. No entanto, para que ela tenha eficácia é preciso usar recursos que tornem os vídeos mais atrativos.

É ideal que o conteúdo seja direto ao ponto, além disso, a dinâmica e a didática também devem ser diferenciadas.

Gravar um treinamento convencional e depois disponibilizá-lo em forma de vídeo é ineficaz e não surtirá efeitos significativos.

Por isso, é fortemente recomendado contar com o apoio de empresas especializadas nesse serviço. Elas vão utilizar ferramentas e estratégias para aumentar a atratividade das aulas e consequentemente aumentar o engajamento dos alunos.

  • Podcasts

O podcast utilizado em programas de aprendizagem consiste em um conjunto de arquivos de áudio com as matérias que serão estudadas. Esse material é gravado e disponibilizado para os alunos que poderão escutar os conteúdos no momento que for mais conveniente para eles.

Por esse motivo, é muito utilizado no ambiente corporativo, já que possibilita que os colaboradores adquiram novos conhecimentos no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa, 40% dos internautas brasileiros já ouviram podcast. Sendo assim, é evidente que essa ferramenta é uma excelente maneira de estimular a aprendizagem na era digital.

Considerações finais

Conforme você pôde ver ao longo desse artigo, a inclusão das tecnologias durante as aulas é uma excelente maneira de estimular a aprendizagem na era digital.

Se você está pensando em implementar algum desses recursos na sua estratégia de educação corporativa, não deixe de contar com o apoio de uma empresa especializada.

A TOT Educa, por exemplo, possui experiência comprovada no uso de diversas ferramentas que tornam os treinamentos mais atrativos e aumentam os resultados do programa de aprendizagem empresarial.

Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo pelo chat!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE