Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Em determinado momento durante o auge da pandemia de coronavírus, todos os serviços não essenciais tiveram que ser interrompidos. Esse cenário fez com que as empresas tivessem que se adaptar a uma nova realidade, o home office.

Com isso, os treinamentos de funcionários passaram por uma mudança radical não só no ambiente de aplicação, mas também na metodologia.

Agora, a educação corporativa digital é uma tendência nas organizações, assim como o protagonismo dos colaboradores durante os treinamentos.

Nesse sentido, surgem duas tendências na educação empresarial: a Heutagogia e a Andragogia. Entenda esses conceitos abaixo:

O que é heutagogia

A heutagogia é um novo modelo de aprendizagem que se aplica aos alunos que assumem o papel de protagonistas ao determinarem quando, como e o que querem aprender.

Eles permanecem motivados a longo prazo, adaptando sua própria maneira de aprender com base em suas preferências pessoais. Isso pode criar uma experiência mais personalizada para os alunos e ajudá-los a permanecer engajados por mais tempo.

A heutagogia não é recomendada para todos, apesar do que o nome possa sugerir. Essa maneira de pensar é mais adequada para jovens e adultos com uma formação intelectual ativa. Eles normalmente têm uma personalidade criativa que é boa na curadoria de conteúdo e na criação de metas e estratégias de aprendizado.

Como a heutagogia se aplica no ensino a distância e digital

A abordagem da heutagogia pode ser aplicada à aprendizagem a distância e digital. A heutagogia usa uma variedade de métodos, como videogames, simulações, ambientes ricos em tecnologia para envolver os alunos no conteúdo que está sendo ensinado.

Dessa forma, os colaboradores de hoje não são mais apenas profissionais em um espaço de trabalho que são treinados passivamente; em vez disso, eles são alunos ativos que estão constantemente adquirindo e criando novos conhecimentos.

A aprendizagem nessa metodologia pode ser um pouco diferente do ensino corporativo tradicional, mas ainda é um processo baseado na transmissão de conhecimento.

O modelo de aprendizagem é diferenciado por se basear mais em decisões tomadas pelo próprio funcionário do que em técnicas de um superior.

Na heutagogia, o aluno geralmente procura o professor em caso de dúvidas, mas na maioria das vezes ele vai atrás das respostas por conta própria.

A tecnologia tem um papel crucial no processo de autoaprendizagem. O uso da tecnologia permite que os alunos trabalhem em seu próprio ritmo, permitindo que assistam às aulas e participem de discussões em grupo com outras pessoas, mesmo que não estejam fisicamente presentes.

Na heutagogia, os colaboradores são responsáveis por determinar quais informações precisam, buscar o conteúdo e planejar seus hábitos de estudo.

Uma parte fundamental da educação autodirigida do aluno é o desenvolvimento da proatividade e da autonomia.

Com o surgimento das plataformas virtuais de aprendizagem (AVA), os interessados agora podem oferecer aos seus colaboradores uma forma extremamente flexível de estudar. O conteúdo é oferecido em formato digital e por meio de ambientes virtuais, chamamos de e-learning.

O que é andragogia na educação

Andragogia é um termo que tem sido usado para descrever a educação de adultos. É uma forma de aprendizagem autodirigida que enfatiza a compreensão das necessidades e interesses do aluno.

Nesta abordagem, os professores não estão mais lá para ensinar aos alunos o que eles devem saber, mas sim trabalhar com eles sobre como eles podem aprender e desenvolver sua própria compreensão do assunto.

O principal objetivo de uma abordagem andragógica de aprendizagem é ajudar as pessoas a desenvolver sua própria compreensão e habilidades, em vez de depender de autoridades externas para fornecer respostas. No entanto, o professor atua como um facilitador da conexão dos conceitos.

Com essa metodologia, é possível aprender novas habilidades, melhorar o desempenho no trabalho ou atingir objetivos pessoais.

Essa prática permite que educadores identifiquem os pontos fortes, fracos, interesses e preferências de seus alunos. Isso os ajuda a desenvolver planos de aprendizagem individualizados para cada um.

Como a andragogia se aplica no ensino a distância e digital

Como vimos, a andragogia é a prática de ensinar adultos a aprender. É frequentemente usada no contexto da educação, mas também pode ser usada em ambientes de trabalho ou de negócios.

Isso porque, de acordo com essa abordagem de ensino, a mediação entre o aluno e os estudos não precisa necessariamente ser feita por uma pessoa. Isso pode acontecer por meio de um recurso tecnológico como um aplicativo ou AVA, por exemplo.

Os benefícios da andragogia incluem ensinar os adultos a se envolverem com um tema pelo qual estão interessados, melhorar seus conhecimentos e habilidades e aumentar sua motivação para trabalhar no assunto.

Uma das razões pelas quais a andragogia no EAD provou ser uma das formas mais eficazes para esse público é que as atividades assíncronas permitem que você personalize sua própria experiência de aprendizado.

É comum nas organizações que os funcionários estejam em diferentes estágios de conhecimento. Dessa forma, é possível alinhar competências desenvolvendo os tópicos necessários em cada profissional.

A metodologia também permite que profissionais que trabalham sozinhos ou em pequenas equipes troquem conhecimentos com integrantes de outros setores da empresa por meio de debates, fóruns, jogos e afins.

Apesar de semelhantes, as abordagens têm teorias diferentes e contam com métodos de ensino que permitem que os alunos aprendam em seu próprio ritmo e alcancem um nível de domínio capaz de gerar resultados positivos tanto para a organização quanto para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Por fim, vale dizer que os conceitos de ambas as metodologias podem ser aplicados em conjunto para potencializar os resultados do ensino, melhorando o desenvolvimento do colaborador.

E aí, gostou do conteúdo? Quer saber como essas teorias podem ser aplicadas na prática? Fale com nosso consultor pelo chat e compartilhe com a gente como podemos te ajudar hoje.

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE