Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

De acordo com a McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, é fundamental que as empresas e profissionais se aprimorem (Upskilling) e se requalifiquem (Reskilling) para permanecerem competitivos.

Essa tendência se deve em grande parte ao fato de o futuro dos empregos ser influenciado pelos desenvolvimentos tecnológicos. 

No entanto, sua empresa também pode precisar ajustar e projetar empregos para este novo modelo de trabalho. Nesse sentido, o RH desempenha um papel fundamental para garantir a manutenção de talentos e acompanhar as mudanças do mercado.

Ao longo deste texto iremos explicar um pouco sobre estes dois conceitos, e como eles podem ser aplicados no seu negócio. Siga a leitura!

O que é Upskilling?

O termo “Upskilling” tornou-se uma das palavras mais populares no mundo do trabalho.

Muitas empresas buscam aprimorar as qualificações de seus funcionários para construir times de alta performance.

Mas o que significa isso exatamente?

Ao longo da carreira profissional, podemos permanecer aprendendo coisas novas, a fim de nos desenvolvermos. A aprendizagem contínua faz parte deste processo.

O Upskilling acontece quando um profissional busca aprimorar seus conhecimentos em áreas nas quais já é bom. Isso permite que ele expanda seus conhecimentos para novas vertentes, ou simplesmente aumente seu domínio sobre determinado tópico.

Ao se manter atualizado e em constante desenvolvimento profissional, o tempo gasto em tarefas diárias pode ser reduzido, além de gerar um trabalho de maior qualidade. Com isso, novas oportunidades podem surgir e o seu trabalho pode ter maior visibilidade, o que, por sua vez, poderá trazer novas perspectivas de carreira.

E o Reskilling?

O Reskilling é o processo no qual o profissional aprende novas habilidades para se requalificar para o mercado de trabalho ou, desenvolver habilidades quando uma empresa identifica que pode desenvolver talentos internos para novas funções a partir do zero.

O retreinamento tornou-se necessário devido aos rápidos avanços tecnológicos no mercado de trabalho e é uma necessidade para sobreviver na era digital.

Então para permanecerem relevantes no ambiente de trabalho e em constante evolução, profissionais precisam redefinir constantemente seus conjuntos de habilidades e adquirir novas competências. Dessa forma, eles podem se manter à frente de tendências e mudanças e ter uma vantagem competitiva sobre os outros.

Por fim, muitos pensam que aprimorar ou requalificar significa apenas “obter uma nova certificação”, seja em uma instituição tradicional ou por meio de um provedor de cursos online.

No entanto, existem muitas outras maneiras de aprender novas habilidades, inclusive, sem “sair do seu local de trabalho”, levando em consideração que muitas instituições oferecem programas de educação empresarial e até mesmo universidades corporativas – com treinamentos e cursos completos para a qualificação dos seus funcionários.

Veja mais sobre isso a seguir:

Por que e como aplicar o Upskilling e Reskilling na sua empresa?

Com o auxílio do Reskilling e Upskilling, os funcionários podem adquirir novas habilidades e até encontrar potenciais ocultos se tiverem a oportunidade de desenvolvê-los.

Tudo isso não só beneficia o profissional, mas também ajuda a empresa a crescer e gerar ainda mais valor.

Também é importante ressaltar que os melhores talentos priorizam empresas que apoiam as suas carreiras, sendo esses dois conceitos indispensáveis em termos de atração e retenção de bons profissionais.

Além disso, quando os funcionários são orientados de forma empática e construtiva sua percepção sobre trabalho é mais gratificante, o que leva a um melhor desempenho.

Ainda conforme pesquisa da McKinsey & Company, nove em cada dez gerentes já sofrem com a escassez de habilidades em algumas profissões. Além disso, cerca de 87% das empresas não possuem os talentos que precisarão para o futuro.

Levando isso em consideração, torna-se claro que, sem a requalificação dos profissionais, empregar novos colaboradores seria muito difícil no futuro devido ao conjunto limitado de habilidades, que os tornaria obsoletos à medida que a tecnologia avança no ritmo atual.

Pensando nisso de forma preventiva, reunimos abaixo algumas dicas importantes para começar a aplicar os conceitos de upskilling e reskilling na sua empresa:

1- Mapeie as habilidades necessárias para que a empresa alcance seus objetivos no futuro.

Você pode fazer isso criando uma lista de habilidades que já estão presentes em sua equipe. Isso torna mais fácil ver onde estão os déficits e o que deve ser feito a seguir para fechar todas as lacunas.

Essa é a hora em que o trabalho de Gestão de Pessoas pode ser muito útil, pois facilita a percepção da necessidade de aprimoramento ou requalificação de cada profissional.

2- Estabeleça um programa de treinamento e desenvolvimento

A educação corporativa é eficaz para fornecer aos funcionários as habilidades necessárias para desempenhar bem suas funções tanto em aprimoramento quanto em recapacitação.

Isso traz inúmeros outros benefícios para a empresa, como redução do índice de turnover, maior motivação e aumento de produtividade.

Precisa de ajuda nesse processo? Conte com a TOT Educa!

Fornecemos consultoria especializada em educação corporativa, produzimos cursos digitais personalizados para as necessidades da sua empresa e dos seus colaboradores, além de disponibilizarmos cursos de prateleira prontos para inserir na sua plataforma de ensino.

3- Utilize a tecnologia como aliada

Os recursos tecnológicos podem ser usados tanto para a atração de novos talentos com as habilidades e competências desejadas, quanto para o desenvolvimento de cursos mais eficazes e atrativos.

Para isso, é ideal utilizar ferramentas que aumentem o engajamento dos colaboradores e a retenção de informações (microlearning, realidade aumentada e virtual, gamificação e outros).

__________

Chegamos ao fim deste artigo. Você conseguiu compreender bem esses novos termos?

Reskilling é frequentemente confundido com Upskilling. Enquanto o primeiro significa aprender novas habilidades, o segundo significa usar as habilidades existentes de uma maneira melhor.

Um dos pontos importantes a se considerar é que tanto o Upskilling quanto a Reskilling são dois conceitos que trazem uma mentalidade de desenvolvimento que pode ajudar um indivíduo a aumentar suas habilidades ou a fazer a transição para um novo campo. E isso tudo traz benefícios diretos para a organização.

Mas é importante ter em mente que esses processos devem ser um esforço colaborativo tanto dos profissionais quanto da empresa para a qual trabalham.

Precisando de uma ajudinha com o projeto de Educação Corporativa da sua empresa? Conte sempre com a gente!

outros artigos

Cursos de Prateleira

COPYRIGHT © 2020. TOT EDUCAÇÃO CORPORATIVA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE